segunda-feira, novembro 20, 2006

De um leitor

A reconciliação é sempre bem-vinda e reconhecer que se errou também.

Lamentavelmente foram ceifadas muitas vidas e foram causados muitos estragos materiais e psicologicos por responsabilidade do senhor presidente Xanana Gusmão.

Ele só tem de reconhecer que o seu perfil enquanto presidente não preenche os requisitos adequados ao cargo que desempenha. Fazendo por isso gorar o futuro promissor que se espera para a Nação Timorense.

Não esqueço discursos inflamados de Xanana, atiçando timorenses contra timorenses, o mesmo fez a sua esposa australiana.

Tivemos de suportar á distância "palestras morosas, incendiárias, mesquinhas e empobrecidas nas razões".

Por via disso, os timorenses tiveram e têm de suportar o terrorismo golpista.

Esse não é o papel de um presidente de mãos limpas.

Fica para a história provar que tudo fazia parte de uma estrategia cujos objectivos foram parcialmente atingidos.

É impossivel podermos acreditar na ingenuidade de Xanana a esse ponto.

Esta nova roupagem com que se vestiu só engana os distraídos.

Pedir desculpas não basta, pois isso não repara os danos causados a um povo que não merece "jogadas" destas.

Acho que o senhor presidente tem de pensar em praticar uma "honestidade melhor"!
Se a Fretilin e Alkatiri estavam a "jogar por debaixo dos panos" o senhor presidente só tinha de fazer o mesmo e proteger a jovem Republica a que preside, sem atiçar, sem atitudes dúbias e pro-instabilização e isso sabia fazê-lo... se quisesse.

Tenha dó e não nos queira passar um atestado de atrasados mentais, senhor presidente!
Nunca pensei ter de escrever tais palavras referindo-me a Xanana, mas esta é a hora de dizer verdades e de dizer a quem não nos merece respeito político isso mesmo.

É triste.

António Verissimo.

.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.