segunda-feira, novembro 20, 2006

De um leitor

Edgar morreu naquela terra que ele amava tanto, juntando-se às muitas vítimas timorenses que já tombaram naquele solo. Mesmo na morte, ele quis irmanar-se com os que sofrem, tombando ao lado deles. Infelizmente, já não poderá trabalhar mais para essa terra e para esse povo, coisa que ele fez incansavelmente até ao último dia de sua vida. Como é que uma pessoa tão pacífica, que prezava tanto a paz, foi morta por aqueles que só amam a violência?

Não reconheço este Timor horrível, feito de ódio, violência, crime e destruição das coisas bonitas que existem no mundo. Que é feito daquela terra bonita onde gentes nobres, generosas e pacíficas viviam em paz com os Homens, com a Natureza e com Deus?

Não conheci Edgar, a não ser pelos vivos relatos que li na internet. Mas sei que Timor e o mundo perderam um amigo, uma pessoa de bem e de paz. Que desperdício de um valor tão raro! Quero prestar aqui a minha singela homenagem a esse irmão brasileiro, rezando uma oração por ele e tendo a certeza de que a sua obra não será esquecida. Apesar de tudo, valeu a pena, pois Timor ficou menos pobre, menos faminto, menos sofredor, com o seu esforço. Como disseram os seus amigos, o seu sacrifício não foi em vão. Saibamos respeitar a sua memória, aprendendo alguma coisa com o seu exemplo valoroso.

Os meus sentidos pêsames à família e amigos. Que descanse em paz.

H. Correia.
.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.