segunda-feira, novembro 20, 2006

Dois mortos em menos de 24 horas em Díli

Díli, 20 Nov (Lusa) - A morte de duas pessoas em menos de 24 horas em Díli levou hoje a Missão da ONU em Timor-Leste (UNMIT) a convocar uma conferência de imprensa, em que anunciou o reforço das patrulhas policiais.

A primeira morte referenciada, domingo à noite (hora local) foi a do brasileiro Edgar Gonçalves Brito, o primeiro cidadão estrangeiro a sucumbir à violência desencadeada com a crise político-militar de Abril passado.

A segunda vítima mortal, de nacionalidade timorense, foi encontrada hoje d e manhã na área do mercado de Comoro.

Os dois crimes levaram hoje o representante adjunto do secretário-geral da ONU, o brigadeiro-general na reserva Erick Tan, das forças armadas de Singapura, e o comissário interino da polícia da ONU, Emir Bilget, a anunciar à imprensa o reforço das patrulhas de polícia e a criação de novas esquadras na capital.

Escusando-se a adiantar detalhes sobre as duas mortes, referindo-se às investigações que estão em curso, Erick Tan considerou, contudo, "não dever haver relação entre os dois crimes".

"Temos algumas informações que ainda não foram confirmadas. Logo que seja possível, divulgaremos essas informações", acrescentou.

"Nestes casos é importante ter todos os factos antes de os divulgarmos. Peço-vos que nos dêem tempo. De momento não temos mais informações para vos dar", vincou.

Emir Bilget destacou na ocasião que presentemente a polícia da ONU (UNPOL) dispõe de 966 efectivos, de 21 países, e que "rapidamente chegarão mais cerca de 100", tendo em vista cumprir o que está previsto na resolução 1704, de 25 de A gosto deste ano, do Conselho de Segurança da ONU, que criou a UNMIT e que prevê 1.608 polícias.

"A avaliação das ameaças à segurança e ordem pública é feita numa base diária", frisou Emir Bilget, depois de anunciar a abertura de três esquadras, que funcionarão 24 horas por dia, e de mais 11 postos, a maioria dos quais também abertos 24 horas por dia.

Erick Tan declarou-se ainda convicto que, à semelhança de casos de homicídios anteriores, resolvidos pela UNPOL, também a morte do cidadão brasileiro e o caso do timorense hoje encontrado morto será solucionado.

Na ocasião, Erick Tan anunciou que em breve será enviado para Timor-Leste um segundo representante adjunto de Kofi Annan.

A UNMIT é actualmente liderada pelo dinamarquês Finn Reske-Nielsen, e Erick Tan tem a seu cargo a área da segurança e do primado da Lei.

O futuro elemento desta equipa, que ainda não foi anunciado, terá a seu cargo a governação e o apoio aos processos eleitorais, presidenciais e legislativas, a realizar em 2007.

A este respeito, Erick Tan salientou que a ONU vai continuar a colaborar com as autoridades timorenses na organização desses dois escrutínios, referindo que as duas eleições "estão previstas para Abril, Maio ou, de alguma forma, ao longo de 2007".

EL-Lusa/Fim
.

1 comentário:

Anónimo disse...

Afinal, em menos de uma semana e desde as comemorações do 12 de Novembro, foram mortas 6 pessoas, houve dezenas de casas incendiadas e mais outros tantos feridos! E estão aí 1100 tropas Australianas a fazer o quê? A empatar? A dar cobertura a assassinos e a incendiários?

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.