quarta-feira, setembro 13, 2006

Sacerdote quer Igreja a ensinar o povo a envolver-se na política

Gleno, Timor-Leste, 12 Set (Lusa) - A Igreja Católica tem a obrigação d e "ensinar e doutrinar" o povo timorense a envolver-se activamente na política, defendeu hoje o padre Domingos Soares "Maubere", figura histórica da resistência à ocupação indonésia de 24 anos de Timor-Leste.

Nota: O Padre Maubere foi um dos organizadores da manifestação em 2005 que exigia a demissão do Governo de Mari Alkatiri.

.

12 comentários:

Anónimo disse...

E mais outra! Curtinha e breve!! Da LUSA, claro!
Fitun Taci

Anónimo disse...

Mais uma do padre criminoso que organizou o centro de detenção e tortura em Lecidere. Perguntem aos portugueses que perdidos de bêbados entraram de carro, pela noite, na rua da manifestação anti-governo organizada pela Igreja Católica de Díli e de Baucau (com o sim silêncioso do Vaticano), foram maltratados, presos e sujeitos a tortura psicológica depois de uns bovetões sacerdotais.

Padre Maubero rasgou jornais em plena manifestação. esqueceu-se que na contracapa estava um poster a página inteira e a cores do Papa João Paulo II que lutava pela vida.

Padre Maubere e muitos outros são os responsáveis directos pelo que está a acontecer. Os bispos basilio e Ricardo até enviaram emissários para convecerem os comandantes das F-FDTL para pronmoverem um golpe militar no país.

São uns "santos", santinhos de mãos sujas e de alma negra!

Anónimo disse...

Por favor padre Domingos Soares podes ensinar tudo menos pedofilia!! Na Igreja abundam padres pedofilos e em Timor tambem os ha, sabemos pelos seus nomes, mas deixemos para melhor ocasiao!!
Se os padres vao ensinar politica eh porque esta a meter-se na politica, so espero que tenham o figado suficientemente forte para aguentarem com as criticas e denuncias aos padres que a partir de agora vao aparecer de forma directa, contundente e factual. Preparem-se!!! Mas depois nao enviem os seus algozes queimarem-nos as casas e pilharem os nossos bens que ja sao escassos!

Anónimo disse...

Isto é INACREDITÁVEL!
Então que se passa? Não conheço como católica(o) ou católico(a) alusões políticas no doutrinamento religioso da Igreja Católica. Há mais que espaço e temas nos Testamentos para incentivar os crentes a praticar o BEM, a amarem-se uns aos outros, a respeitarem-se mutuamente, etc. etc. etc, e deixarem a política para os políticos (não perdendo a noção de cidadania, claro) e a para os sacerdotes religião a ser transmitida aos crentes católicos, que pelos vistos há muitos em T-L.
Os resutados da História onde a religião se imiscuíu na política tiveram resultados desastrosos com muitas desgraças juntas.
Qual esta necessidade de protagonismo????
DEUS nos proteja!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Quero crer que todo esse ensinamento atente para a democracia, respeito às leis e a tolerância politica e religiosa, padre Domingos. Credibilidade também ajuda.
Alfredo
Brasil

Anónimo disse...

Custa-me ver pessoas como o Padre Maubere desperdiçarem as suas qualidades nestas guerrilhas verbais... a troco de quê?

A Igreja é uma instituição respeitada e é das poucas em que o povo ainda confia. Sempre teve um papel relevante na História de Timor. Espero que duas ou três pessoas não estraguem essa ligação forte e a fé espiritual que transmite também fé em relação às coisas terrenas.

Ninguém impede a Igreja de ensinar nem de doutrinar. Mas... envolver-se na política? Com que fins? Será mesmo essa a vocação da Igreja?

Gostava de saber as respostas a estas perguntas.

Anónimo disse...

Não deve Igreja velar pela paz, pela compaixão, pelo amor ao próximo, pelos valores morais...?

Ensinado-se os crentes á política, é como encaminha-los para o vício?

Se Igreja se tornar num estabelecimento político, só resta a concluir que as instituições políticas passarão então a ensinar o moral.

De tanta confusão gerada na confusão de se confundirem os conceitos, fiquei completaamente e confusamente confundido!

Anónimo disse...

Tudo depende de como definimos "politica". O conceito de "politica" eh muito abrangente e permeia todos os aspectos da condicao humana. Nao se limita somente a politica de partidos mas extende-se a todas as facetas das relacoes entre individuos.
Neste contexto ninguem se escapa a politica e todos sao intervenientes.

Anónimo disse...

mais ainda????

não tem feito outra coisa !!!

Anónimo disse...

Padres que pretendem promíscuidade entre a Igreja e o Estado?
Padres que praticam abusos sexuais em crianças (pedófilos)?
Padres que agridem física e psicologicamente cidadãos nacionais e estrangeiros?
Em Timor Leste?
E os Bispos de Baucau e Díli nada fazem?
O Vaticano sabe?
Porque não pega a comunicação social no assunto e o divulga internacionalmente?

Não creio que acusações tão graves
sejam aqui veículadas levianamente.
Os senhores Bispos que se cuidem porque mais tarde ou mais cedo vão ter de se confrontar com este escândalo. Será que ignoram ou esqueçem que qualquer bom cristão conhecedor pode solicitar ao Vaticano eslarecimento sobre estas acusações? Esclarecimento baseado neste diz que disse que quase sempre tem fundamento?
Se o Vaticano não sabe vai ficar a saber!
A Igreja de Timor Leste não merece o descrédito que está começando a ter, interna e externamente.
Tapar o sol com a peneira não resulta e os senhores Bispos devem meditar bem nisso e aconselhar-se com o Pai.

Anónimo disse...

Ó Sô Padre!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Nao se esquecam que o Bispo Belo saiu daqui a fugir da lingua da Madre Margarida e dos fieis que ja comecavam a falar abertamente. Agora quer ser Presidente. Seria lindo.......

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.