quarta-feira, dezembro 06, 2006

PR Xanana Gusmão patrocina cerimónia tradicional para fazer a paz

Díli, 06 Dez (Lusa) - O presidente timorense, Xanana Gusmão, patrocina quinta-feira em Díli a realização de uma cerimónia tradicional, o "Hamulak", par a tentar inverter a actual situação de violência no país, que desde Abril já provocou mais de 60 mortos.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Presidência da República justifica a cerimónia com os usos e costumes da história de Timor-Leste.

"Desde os tempos mais remotos que em Timor-Leste se viveram momentos de paz, alternados com momentos de guerra, e que sempre se praticou o 'Hamulak', cerimónia tradicional em que se invoca os antepassados para pedir protecção para ultrapassar dificuldades e desafios", lê-se no comunicado.

Na tradição timorense, para se decidir sobre o início da guerra ou fazer a paz, os chefes de "suco" ("aldeia") "imploram a intervenção dos antepassados em rituais vários para apurar as consequências".


Na cerimónia a realizar de quinta-feira, a realizar no parque da Independência, atrás da Igreja de Motael, e culminando "hamulaks" que têm vindo a ser realizados em todos os 13 distritos do país, cumprir-se-á o "Hamulak" Nacional, "Halot Meik no Kroat" ("Armazenamento das Armas Tradicionais").

Na ocasião está prevista a participação dos "Lia Nains" ("Anciãos") oriundos de todos os distritos.

Gorados que parecem estar os esforços de reconciliação comunitária e a nível mais alto, estes dirigidos aos titulares dos órgãos de soberania, responsáveis pelas forças de defesa e de segurança, igreja e partidos políticos, e face à continuação da violência, com índices de ferocidade cada vez mais elevados, os timorenses dirigem agora o seu apelo aos antepassados para fazer a paz regressar a Timor-Leste.

"A guerra para defender a Pátria já terminou, mas falta ainda prestar contas de todos os erros passados e encerrar todo este processo", destaca o comunicado da Presidência da República, justificando a realização da cerimónia de quinta-feira.

EL-Lusa/Fim
.

4 comentários:

Anónimo disse...

A campanha eleitora do PR ja comecou foi?!?! tanto cinismo junto...
enfim meu timor, la teremos que voltar a guerra contra alguem que um dia "salvou" e que agora somente nos afunda!!

Anónimo disse...

... Há quem diga que o Reinado e o Railos já aderiram à inicitiva...e que desta vez é que se vai cumprir o Estado democrático de direito. Atenção: não esquecer que no final da cerimónia as armas recolhidas durante a cerimónia pagã serão abençoadas pelo bispo.

Anónimo disse...

(…) ainda segundo declarações do Major Reinado às cadeias de televisão Australianas, a posse do armamento com que foi ultimamente fotografado, não obstante já ter entregue armas em Maubisse e de lhe terem sido apreendidas outras em Dili, deve-se ao facto de gostar do “convívio” e, portanto, estar sempre preparado para poder participar nalguma festa de iniciativa presidencial para entrega de armas.

Anónimo disse...

Ele está só a seguir os conselhos de alguns palermas como o tal Paulo Seixas. O que é lamentável é não perceberem que já estamos no século XXI e que certos revivalismos não passam de indecentes folclorismos oportunistas. Em Angola não se usavam assim os anciãos, lá os anciãos eram respeitados. Aqui, instrumentalizam-nos: Que vergonha e que falta de respeito.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.