quarta-feira, dezembro 06, 2006

Ferido dos confrontos terça-feira morreu hoje, número de mortos sobe para três

Díli, 06 Dez (Lusa) - O timorense que ficou gravemente ferido terça-feira nos confrontos no bairro de Bebonuk, Díli, morreu hoje de manhã, o que eleva para três o número de mortos desde domingo, confirmaram à Lusa fontes policiais e hospitalares.

Com esta morte, passam a ser três as vítimas mortais resultantes dos co nfrontos registados desde domingo nos bairros de Taibessi, Bebonuk e Fatuhada, q ue opuseram elementos de grupos de artes marciais rivais.

No mesmo período, o número de feridos registado oficialmente passou a ser de seis, com a entrada hoje no Hospital Nacional Guido Valadares (HNGV) de um homem, ferido terça-feira nos confrontos ocorridos em Fatuhada.

O homem, com ferimentos também resultantes de catanadas, passou a noite escondido dos agressores e foi conduzido ao hospital por religiosas, precisou à Lusa António Caleres Júnior, director do HNGV.

O homem ferido gravemente em Bebonuk morreu hoje devido aos múltiplos cortes feitos com catanas e outro tipo de lâminas na zona do pescoço e da cabeça, acrescentou António Caleres.

Entretanto, a comissária Mónica Rodrigues, porta-voz da polícia da ONU (UNPOL), disse à Lusa que na sequência dos incidentes registados terça-feira for am feitas 17 detenções e apreendidas dezenas de armas tradicionais, entre catanas, "rama-ambom" (pequenas setas com a ponta metálica retorcida) e dardos.

Quinta-feira realiza-se em Díli uma cerimónia tradicional, patrocinada pelo Presidente Xanana Gusmão, para que, no respeito dos usos e costumes timorenses, se invoque a intervenção dos antepassados para acabar com a violência e fazer a paz.

EL-Lusa/Fim

.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.