quarta-feira, dezembro 06, 2006

East Timor president to attend 'censored' Jakarta film festival

DILI, December 5 (AFP) -- East Timor President Xanana Gusmao will attend an Indonesian film festival where a documentary on his life is to be screened, Prime Minister Jose Ramos-Horta said Tuesday, while expressing regret over the banning of three other films on his tiny nation.

"I do not agree with the (decision) to ban a number of films on East Timor and only allow one to be shown in Jakarta," Ramos-Horta told journalists.

The Indonesian government has banned four films on East Timor and Aceh from the Jakarta International Film Festival on the grounds they could "disturb security".

International media watchdog Reporters Without Borders also criticised the ban as "outdated censorship".

The banned films on East Timor are "Tales of Crocodiles" from the Netherlands, "Passabe" from Singapore, and a 12-minute animation from Portugal on East Timor's history, titled: "Timor Loro Sae".

However, the Singapore-produced "A Hero's Journey" about Gusamo was passed by censors and will be shown.

The 80-minute documentary by Grace Phan is narrated by Gusmao, who led East Timor's fight for independence from Indonesia.

Festival organisers said Gusmao was scheduled to be in Jakarta to attend the festival between December 15 and 17.

More than 200 films from over 35 countries are due to be screened at the 8th Jakarta International Film Festival (JiFFest,) which runs from December 8-17.
.

4 comentários:

Anónimo disse...

Quer ele lá saber se foram censurados os outros filmes!

A vaidade é cega. Pobre Xanana...

Anónimo disse...

Presidente de Timor-Leste vai estar presente num festival de cinema 'censurado ' em Jakarta
DILI, Dezembro 5 (AFP) – O Presidente de Timor-Leste Xanana Gusmão vai estar presente num festival de cinema Indonésio onde vai ser exibido um documentário sobre a sua vida, disse o Primeiro-Ministro José Ramos-Horta na Terça-feira, ao mesmo tempo que exprimia lamentos sobre a proibição doutros três filmes sobre a sua pequena nação.

"Não concordo com a (decisão) para banir uns tantos filme sobre Timor-Leste e de só se mostrar um em Jakarta," disse Ramos-Horta aos jornalistas.

O governo Indonésio baniu quarto filmes sobre Timor-Leste e Aceh do Festival de Cinema Internacional de Jakarta com base de poderem "perturbar a segurança ".

O observador internacional dos media Repórteres Sem Fronteiras também criticou a proibição como sendo "censura ultrapassada ".

Os filmes banidos sobre Timor-Leste são "Contos de Crocodilos" da Holanda, "Passabe" de Singapura, e desenhos animados de 12 minutos de Portugal sobre a história de Timor-Leste, com o título: "Timor Loro Sae".

Contudo, “A caminhada dum herói” produzido por Singapura, acerca de Gusmão foi aprovada pelos censores e será exibido.

O documentário de 80 minutos por Grace Phan é narrado por Gusmão, que liderou a luta de Timor-Leste pela independência da Indonésia.

Os organizadores do Festival disseram que está previsto Gusmão estar em Jakarta para estar presente no festival entre 15 e 17 de Dezembro.

Está previsto que sejam exibidos mais de 200 filmes de mais de 35 países no 8º Festival Internacional de Cinema de Jakarta (JiFFest,) que decorre de 8 a 17 de Dezembro.

Anónimo disse...

neste momento da crise de TIMOR LESTE a exibicao sobre filme de xanana no festival de Jacarta nao representa a admiracao e elogio para o povo que agora esta a sofrendo pela hipocrita actuacao dele em conquistar mais poderes presidenciais atravez de um golpe que falhou no meio do caminho.
que grande tristeza e vergonha como um presidente da nacao TIMOR LESTE.

Anónimo disse...

Com o pais em crise, a violencia nas ruas, milhares de deslocados, criminosos a monte, caritas/igreja organizando seminarios com participacao de criminosos, os soldados australianos em ferias e o presidente com participacao prioritaria num festival de filmes censurados! Mas que falta de dignidade! Que nojo!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.