quarta-feira, dezembro 06, 2006

Lost in translation?... Ou o Pai Natal existe?

Parece que houve um ataque colectivo de loucura a seguir à cerimónia em Ainaro.

O Ministro do Interior (que mostra que já não acredita que a UNPOL ou os militares australianos prendam um dia Reinado, afirmando que um dia a polícia timorense o fará), diz que Reinado não pode ser preso, porque disse que se entregaria? Que temos de ser pacientes?

Marquem as eleições legislativas e o povo vos mostrará se ainda tem paciência ou não para esta farsa.


"Interior minister Alcino Barris stressed that "There is a letter from the tribunal to arrest Reinado and the Timorese police will arrest him one day. This is our promise to the people of East Timor," he told Adnkronos International (AKI).

"We can not do that now – he continued - because Reinado declared clearly to the public that he will be back to face a legal process or justice. So we have to be patient. It is better for us to solve the problem without bloodshed.""

Tradução da Margarida:

"O ministro do Interior Alcino Barris sublinhou que "Há uma carta do tribunal para prender Reinado e a polícia Timorense prendê-lo-á um dia. Esta é a nossa promessa ao povo de Timor-Leste," disse ao Adnkronos International (AKI).

"Não o podemos fazer agora –continuou – porque Reinado declarou claramente ao público que regressará para enfrentar um processo legal ou a justiça. Por isso temos de ser pacientes. É melhor para nós resolvermos o problema sem derramamento de sangue."
.

2 comentários:

Anónimo disse...

E dizem eles que querem que os deslocados regressem a casa, mas os deslocados já mostraram que só regressam depois de terem condições de segurança, e com esses assassinos armados à solta como é que pode haver condições de segurança?

É que para quem ainda não percebeu - ou não quer perceber o que se passou e se passa em Timor, lendo o relatório da Comissão da ONU confirma-se que todos os ataques tiveram a iniciativa desse bando de desertores malfeitores, todos! E que às cegas, cobardemente investiram contra colegas seus militares mas também contra polícias e que se estiveram perfeitamente marimbando para a população. Quiseram foi fazer o máximo de mal, matando, pilhando, saqueando e roubando. E cesteiro que faz um cesto faz um cento, mais a mais que agora aí estão protegidos e guardados pelas tropas Australianas.

Anónimo disse...

Seus grandes colabodores e grandes cobardes que tem medo de usar a lei para trazer os criminosos ao tribunal tais como xanana, reinado,leandro isac,paulo martins e mais outos escondidos ainda.
Deverao ter mesmo direitos de se apresentarem no tribunal como Mari Alcatiri e Rogerio Lobato.
Ate o ministro do interior vai na bola do Reinado(para evitar mais derramamento de sangue preciso ter mais paciencia)mas que se comprometeu vir a justica voluntariamente.
E assim que as autoridades da seguranca de uma nacao negoceiam com os bandidos criminosos?........

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.