EFE - 15 de novembro de 2006 - 01:26
Onda de violência entre abril e maio deixou 30 mortos na capital timorense
DÍLI - O Exército do Timor Leste, inativo desde Maio, voltará a ser operacional a partir desta quarta-feira, reassumindo a segurança de Díli, a capital do país, onde uma onda de violência exigiu a intervenção de tropas internacionais e depois de forças da ONU.
O comandante do Exército, o coronel Lere Anan Timor, disse a jornalistas que os soldados sairão dos quartéis e marcharão rumo ao Palácio do Governo. Lá, serão recebidos pelo presidente do Timor Leste, Xanana Gusmão, e pelo primeiro-ministro, José Ramos Horta.
Membros da polícia também participarão da cerimônia, assim como os grupos de jovens que, desde domingo, tem saído às ruas de Díli para pedir a paz e o fim da violência.
O comandante acrescentou que o papel do Exército é servir ao país como elemento integrador de seus habitantes, tanto os da região oriental (lorosae) quanto os da ocidental (loromono).
"Lutamos durante 24 anos na montanha e agora reafirmamos nossa posição de que estamos preparados para servir ao povo do Timor Leste", disse.
Gusmão convidou todos os timorenses a participarem do ato para "promover a união nacional e a harmonia entre as forças de Segurança".
As tensões entre o Exército e a polícia foram uma das causas da violência que tomou conta de Díli entre abril e maio, que deixou 30 mortos e 150 mil desabrigados.
.
quarta-feira, novembro 15, 2006
Exército do Timor reassume segurança de Díli (???)
Por Malai Azul 2 à(s) 21:49
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
1 comentário:
BOA NOTÍCIA!
Finalmente o seu a seu dono!
Foi muita alegria que me inteirei do facto e, neste momento, quero desejar ao exército timorense sabedoria e descernimento para as eventuais provocações que antevejo.
Oxalá me engane.
Sejam benvindos, amigos!
Aproveito para pôr uma questão relacionada com as fotos inseridas no Timor Online: não seria possivel legendar as fotos?
Já agora, também manifesto a minha satisfação pela "cara lavada" deste útil blog. Agradavel e melhor para os "pitosgas".
Obrigado.
Enviar um comentário