quarta-feira, novembro 15, 2006

Austrália sob suspeita nas Salomão

Público, 15/11/06

O primeiro-ministro das Ilhas Salomão, Manasseh Sogavare, do Partido Popular Progressista, anunciou ontem que vai pedir o fim da imunidade legal da força pacificadora estrangeira no seu país, sob comando australiano, porque os seus elementos "estão a fomentar a prática da prostituição".

O responsável pela Missão Regional de Assistência às Ilhas Salomão, o australiano Tim George, desmentiu que os mais de 300 polícias e 200 soldados da (RAMSI, segundo o acrónimo em inglês) estejam a levar prostitutas locais para a sua base, nos arredores da capital do arquipélago, Honiara.

Uma força de 2300 militares e polícias foi enviada em 2003 para aquele país da Melanésia, para pôr fim a anos de actos de violência que mataram centenas de pessoas e forçaram pelo menos outras 20.000 a deixar as suas casas.

As Ilhas Salomão são uma monarquia constitucional, de pouco mais de meio milhão de habitantes. A rainha Isabel II da Inglaterra está representada pelo governador geral Sir Nathaniel Waena.

.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.