quarta-feira, novembro 15, 2006

Comunicado - PM - em português(!)

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE
GABINETE DO PRIMEIRO-MINISTRO
_____________________________________________________________________

COMUNICADO DE IMPRENSA

Dili, 13 de Novembro de 2006

Lágrimas de alegria num momento em que a paz, e não a guerra, começa a rebentar em Timor-Leste

Jovens residentes em algumas das áreas mais problemáticas de Dili e membros de grupos rivais, sairam às ruas para celebrar a paz, abraçando-se e derramando lágrimas.
“Parece que é a paz e não a guerra que está agora a rebentar em Timor-Leste,” afirmou o Primeiro-Ministro, José Ramos-Horta.

Na noite passada, reuniram-se mais de uma centena de jovens na principal rua que liga o centro de Dili ao Aéroporto – local que tem servido de cenário a alguns dos piores episódios da violência recente – abraçando-se, cantando e entoando a palavra “paz”. Esta celebração da paz, espontânea, continuou hoje, com uma marcha até ao centro de Dili.

O “rally da paz” surgiu no seguimento de encontros recentes entre o Presidente da República, Xanana Gusmão, o Primeiro-Ministro e os lideres da polícia e do exército de Timor-Leste.

“Eu reuni-me muitas vezes, formal e informalmente, com os lideres dos soldados, os oficiais das F-FDTL,” disse Ramos-Horta . “E nas últimas semanas, o Brigadeiro-General Taur Matan Ruak , Comandante das F-FDTL, encontrou-se com o Presidente Xanana, desenrolando-se conversas fraternas e francas relativas ao progresso do país.”

“Estas reuniões seguiram-se de longos convívios entre o Presidente, eu próprio e todos os lideres das F-FDTL e da PNTL. O encontro informal na residência privada do Presidente Xanana, em Balibar, na passada Quinta-feira foi muito comovente.”

“Este é o resultado dos esforços de muitos timorenses – o Presidente, os Ministros deste Governo, a Igreja, através dos Bispos, dos padres e das freiras – e do programa Simu Malu, lançado pelo Governo, sevindo de plataforma para o diálogo.

“Estas pessoas recusaram-se a desistir de procurar a paz e continuaram em conversações entre si.”

Ramos-Horta, que acumula a pasta de Ministro da Defesa, declarou que não serão compradas mais armas para o exército e para a polícia.

“Existem já demasiadas armas neste país”, afirmou o Primeiro-Ministro “Todos nós assistimos a demasiadas mortes, violência e luto. Chega de armas!”

Ramos-Horta disse e ouviu “palavras honestas e humildades” dos líderes do exército e da polícia e todos se comprometeram a trabalhar em conjunto pela reconciliação, estabilidade e paz.

“Para consolidar a paz, muito mais precisa de ser feito nos próximos dias e semanas. Independentemente dos obstáculos que possam surgir, não desistiremos de procurar a paz, a harmonia e a democracia,” afirmou Ramos-Horta.

No seguimento das conversações informais ocorridas na passada semana, espera-se que o primeiro encontro oficial de todos os actores políticos timorenses ocorra em Dili, a 21 de Novembro. Uma grande celebração, inserida na Iniciativa de Diálogo Nacional, está planeada para 10 de Dezembro.

“A Presidência, o Parlamento e o Governo continuarão a trabalhar de mãos dadas para assegurar que o diálogo em prol da paz seja bem sucedido e garatir que nenhum cidadão timorense, partido político ou grupo seja dele excluido,” disse Ramos-Horta.

“Um financiamento substancial foi assegurado pelo Governo de Timor-Leste para suportar esta iniciativa de diálogo. Além disso, o Governo da Noroega respondeu de forma positiva a um apelo meu, enquanto Ministro dos Negócios Estrangeiros, para sermos apoiodos neste esforço de diálogo”, acrescentou.

“A Noroega foi muito generosa ao dispensar a Timor-Leste os serviços do Bispo Gunnas Stalsett de Oslo, antigo membro do Comité do Prémio Nobel da Paz, para nos ajudar neste esforço de paz”.

O Bispo Stalsett é o principal assessor estrangeiro do Presidente e do Primeiro-Ministro, no auxílio à criação de pontes de entendimento entre os vários actores sociais e políticos.

Esta é a segunda vez que o Bispo visita Timor-Leste e até agora desencadeou dezenas de encontros com todos os interessados.

.

3 comentários:

Anónimo disse...

A propósito, o Horta, o Xanana e os bispos já pediram desculpa ao Brigadeiro-General pelas ordens que deram de lhe atacarem a casa durante DOIS dias com artilharia pesada? Sendo que no primeiro dia estiveram debaixo de fogo os dois filhos, incluindo o bébé?

Anónimo disse...

Agora o bispo luterano Gunnar Stalsett é o principal assessor do PR e do PM? Achavam poucas as influências Australianas e até tiveram de ir buscar mais essa? Muito satisfeitos devem estar os bispos e padres católicos por aí...

Anónimo disse...

Sao coisas que acontece , os padres e bispos de TL devem estar satisfeitos com a opcao da escolha dum bispo da Australia como assessor do PR e PM . E interessante .

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.