quarta-feira, novembro 15, 2006

Centenas de jovens voltam a manifestar-se em Díli a favor da paz

Díli, 14 Nov (Lusa) - Centenas de jovens voltaram hoje às ruas de Díli para exigirem a paz, encenando uma concentração junto ao Parlamento Nacional, on de dizem querer que os líderes políticos timorenses concertem a paz.

A manifestação de hoje, que voltou a integrar passagens por vários bair ros da capital, foi sempre acompanhada por polícias da ONU (UNPOL), não se tendo verificado qualquer incidente.

Segunda-feira, primeiro dia desta iniciativa, registaram-se pequenos in cidentes na rotunda de Caicoli e junto ao Matadouro, no bairro de Balide, mas os confrontos mais graves ocorreram em Bebonuk, tendo provocado um ferido grave e um ferido ligeiro.

Residentes em Bebonuk disseram hoje à Lusa que os confrontos se verific aram por falta de informação.

"Não sabíamos que os jovens estavam a realizar uma manifestação pela pa z, pelo que nos sentimos ameaçados quando vimos muitos 'lorosae' a entrar na nos sa zona", disse à Lusa um residente "loromonu" (naturais da zona oeste do país) referindo-se à presença de vários timorenses da parte leste, e que preferiu não se identificar.

A barreira levantada segunda-feira a separar as duas zonas em Bebonuk f oi entretanto hoje levantada por moradores locais, sendo agora possível transita r dentro das labirínticas ruas daquele bairro.

Fonte militar disse à Lusa que o número de jovens hoje envolvidos na ma nifestação e concentração junto ao Parlamento Nacional era de cerca 400.

Pedro Pereira, um dos participantes nas manifestações pela paz, sublinh ou a independência dos promotores da iniciativa face aos partidos políticos, ref erindo que o objectivo é demonstrar que os jovens devem estar unidos.

Os manifestantes, entre os quais estudantes e membros de grupos rivais, voltaram hoje a transportar consigo bandeiras nacionais de Timor-Leste e cartaz es e panos com apelos à unidade.

Em comunicado distribuído à imprensa, o primeiro-ministro, José Ramos-H orta, saudou a iniciativa dos jovens, sublinhando parecer que "a paz, não a guerra, está a irromper em Timor-Leste".

Ramos-Horta acrescentou que a manifestação sucede a vários encontros pa trocinados por si próprio e pelo Presidente da República, Xanana Gusmão, com as chefias das forças armadas e quadros da Polícia Nacional.

No comunicado, enviado pelo gabinete do primeiro-ministro, destaca-se q ue José Ramos-Horta, que detém a pasta da Defesa, "prefere ser conhecido como o capelão das forças de Defesa".

"Embora uma das suas responsabilidades seja assegurar que os militares tenham armas, ele [Ramos-Horta] declarou que não voltará a comprar armas para o Exército nem para a polícia", lê-se no documento.

Citando Ramos-Horta, o comunicado prossegue: "Existem demasiadas armas no nosso país. Todos presenciámos demasiadas mortes, demasiada violência e demas iado desgosto. Considero que o meu papel é interpretar o pensamento das forças a rmadas e da polícia. Chega de armas".

Para tornar pública a aproximação entre as forças de defesa e a polícia, que se envolveram em confrontos armados ao longo da crise político-militar iniciada em Abril, realiza-se quinta-feira, defronte do Palácio do Governo, uma "formatura de normalização das relações", conforme a expressão utilizada por fonte da Presidência da República, em declarações à agência Lusa.

Xanana Gusmão presidirá à iniciativa, acompanhado do presidente do Parlamento Nacional, do primeiro-ministro e do presidente do Tribunal de Recurso, que visa demonstrar o "espírito de unidade e solidariedade" das forças armadas e da polícia e o seu empenho em "ultrapassar a crise actual", segundo uma nota à imprensa divulgada pela Presidência da República.


Assistirão à iniciativa membros do Governo e do Parlamento Nacional, acrescenta.

EL-Lusa/Fim

.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.