sábado, outubro 14, 2006

Notícias - Traduzidas pela Margarida

Secretário-Geral nomeia equipa de peritos para as eleições do próximo ano em Timor-Leste
Centro de Notícias da ONU - 13 Outubro 2006

O secretário-Geral da ONU Kofi Annan nomeou hoje uma equipa de peritos de alto nível para verificarem as eleições presidenciais e parlamentares do próximo ano em Timor-Leste, parte do corpo mundial para continuar a assistência à pequena nação do Sudeste Asiático que guiou para a independência em 2002.

“O Secretário-Geral vê as eleições do próximo ano como um passo importante no caminho para a paz e estabilidade em Timor-Leste, e reafirma a determinação da ONU para fazer a sua parte no apoio a um processo eleitoral credível e transparente,” disse numa declaração emitida pelo porta-voz em New York.

“Trabalharão independentemente da Missão Integrada da ONU em Timor-Leste (UNMIT), e submeterão as suas conclusões e recomendações ao Secretário-Geral e às autoridades de Timor-Leste,” disse a declaração, acrescentando que a equipa de três pessoas l “verificará a condução satisfatória de cada fase do processo eleitoral.”

Os membros da equipa são a Senhora Lucinda Almeida de Portugal, o Sr. Reginald Austin do Zimbabwe e o Sr. Michael Maley da Austrália.

O conselho de Segurança criou a UNMIT expandida em Agosto para ajudar a restaurar a ordem em Timor-Leste depois duma crise atribuída a diferenças entre regiões do leste e do oeste desencadeada em Abril com o despedimento de 600 soldados em greve, um terço das forças armadas. A violência que se seguiu clamou pelo menos 37 vidas e conduziu 155,000 pessoas, 15 por cento do total da população, das suas casas.

Mais de 50,000 deslocados vivem ainda em campos improvisados na capital Dili e à sua volta, ao mesmo tempo que continua a haver nas ruas violência de baixo nível. No princípio desta semana, o Representante Especial do Secretário-Geral em exercício Finn Reske-Nielsen disse que restaurar a segurança pública é uma necessidade absoluta no país

------------------------------------------------------------

O Departamento de Informação Pública da ONU - 13 Outubro 2006

Secretário-Geral SG/SM/10682

O SECRETÁRIO-GERAL NOMEIA EQUIPA DE PERITOS DE ALTO NÍVEL PARA ASSISTIR O PROCESSO ELEITORAL EM TIMOR-LESTE

A seguinte declaração foi emitida hoje pelo porta-voz do Secretário-Geral da ONU Kofi Annan:

Como parte da assistência que está a ser dada pela ONU para as eleições presidenciais e parlamentares agendadas para se realizarem em Timor-Leste em 2007, o Secretário-Geral nomeou uma equipa de peritos de alto nível para verificar a condução satisfatória de cada fase do processo eleitoral.

Os membros da equipa são Lucinda Almeida de Portugal, Reginald Austin do Zimbabwe e Michael Maley da Austrália. Trabalharão independentemente da Missão Integrada da ONU em Timor-Leste, e submeterão as suas conclusões e recomendações ao Secretário-Geral e às autoridades de Timor-Leste.

O Secretário-Geral vê as eleições do próximo ano como um passo importante no caminho para a paz e a estabilidade em Timor-Leste, e reafirma a determinação da ONU para cumprir com a sua parte do apoio a um processo eleitoral credível e transparente.

***

Capacetes azuis preparam-se para desassossego em Timor-Leste
ABC News Online
Sábado, Outubro 14, 2006. 9:07am (AEST)

As forças internacionais em Timor-Leste estão-se a preparar para um possível rebentar de violência, com a ONU preparada para indicar o nome das pessoas suspeitas de incitar o desassossego recente.

Uma Comissão de Inquérito da ONU é esperado entregar no princípio da próxima semana as suas conclusões sobre quem esteve por detrás das muitas mortes e violências que irromperam em Abril.

Inclina-se para acusar cerca de 100 pessoas por incitamento à violência, o que causou cerca de 30 mortes desde Abril.
A ONU está vagarosamente a aumentar os seus números de polícias em Dili e tem esperança de ter cerca de metade do seu contingente de 1,600 no lugar pelo fim do mês.

O vice-comandante das forças Australianas, Coronel Malcolm Rerden, diz que não está muito preocupado com perspectivas de violência.

"Não acreditamos que vá haver alguma coisa da escala que se tem visto aqui ... no período da crise de Abril-Maio," disse.

"Mas estamos preparados para todas as situações e temos planos de contingência muito bem desenvolvidos para lidar com todas as situações."

O Coronel Rerden diz que as suas forças estão bem preparadas.

"Em termos das forças de segurança que temos no terreno, ambas a polícia da UNPOL e as forças militares internacionais, temos forças suficientes para manter a segurança no evento de quaisquer circunstâncias desagradáveis," disse.

Há receios alargados de que o relatório poderá provocar mais violências pelos que querem justiça instantânea, mas o Primeiro-Ministro José Ramos Horta disse que está confiante que o país se manterá calmo.

.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.