sábado, outubro 14, 2006

De um leitor

Meus Caros

Cumprem-se hoje precisamente trinta e oito (38!!) anos da minha primeira chegada a Timor-Leste, e recordo com uma certa nostalgia e como se fosse agora os momentos que vivi na amurada do navio “Timor” a ver a cidade de Dili, o Palácio do Governo e as suas ruas mais próximas…..

ruas que, naquele mesmo momento, eram percorridas por uma procissão a Nossa Senhora, pois estávamos a 13.outubro…

Por essa terra permaneci uns anos, lá casei com uma timorense (de quem tenho duas filhas mulheres timorenses!!!), e por lá tenho estado inúmeras vezes desde meados de Novembro.1999, em trabalho e em férias…

Recordo ainda com emoção o momento da minha segunda chegada a Dili, em meados de Novembro.1999, vindo de Darwin no “catamaran” das tropas australianas (não existiam nesses tempos voos comerciais para Dili…), com os cheiros a queimado a penetrarem nas nossas narinas e a cidade ainda coberta de detritos provenientes da destruição das milícias… detritos nos passeios pois a Interfet os tinha varrido para os lados para poder pass(e)ar os blindados nas ruas de Dili…

recordo ainda que, passados poucos dias e nos arredores de Dili naquilo que era na altura a “casa” onde vivia o Leandro Isac e sua família, tive a oportunidade de realizar um encontro com o João Carrascalão, o David Ximenes e o próprio Leandro (e ainda o Major Rossini)… e, ainda, uma longa conversa com Xanana em Ailéu e os encontros com “velhos” conhecidos e companheiros das lutas na diáspora que começavam entretanto a chegar ao território… tenho filmagens nos primeiros dias de Dezembro.1999 aquando da inauguração da sede do CNRT na “casa chinesa”, com o Mari, o Ramos-Horta e tantos tantos outros na varanda do edifício e o Xanana a fazer as honras da casa no hastear da bandeira…

Naqueles tempos todos acreditávamos que a independência, a surgir em breve, iria possibilitar que o Povo Timorense conhecesse finalmente a liberdade, a democracia e o desenvolvimento social e económico porque tanto lutou e sacrificou muitas vidas…

Entretanto, quanto a Timor-Leste faço tenções de por lá acabar os meus dias e é com profunda angústia e preocupação que assisto impotente ao que se está a passar no país….

não tendo qualquer ilusão de que os infaustos acontecimentos no país vão continuar a proliferar por mais uns meses, sob a batuta de interesses ilegítimos e estranhos a Timor-Leste, aguardo contudo que com as eleições de 2007 (espero bem que as não adiem como parece ser já a pretensão de muito boa gente!!!) a situação se clarifique por uma vez e melhore de forma significativa, para bem de Timor-Leste e, fundamentalmente, para bem das suas gentes de todos os lados e quadrantes…

Por último, resta-me deixar aqui expressos os meus agradecimentos ao malai azul pelo lançamento deste blog e, acima de tudo, pelo esforço de o manter, não obstante muitas vozes da reacção que por cá aparecem!!!! pois tem sido para mim (e tenho consciência de que o é também para muita gente!!) o veículo central de informação e clarificação do que se passa no país…

bem haja!!
e VIVA TIMOR-LESTE, enquanto Estado de Direito independente e democrático, e liberto das garras dos aussies e outros que tais………

PS: fazia tenções de vos enviar um cheirinho de Timor-Leste em 1969!!às portas de Dili e em março.2004 em Laleia.... não consegui fazê-lo!!! lamento-o....

S.T.

.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.