sexta-feira, outubro 13, 2006

Bispo Baucau teme reacção à divulgação do relatório da ONU

Lisboa, 12 Out (Lusa) - O Bispo de Baucau, D. Basílio do Nascimento, ad mitiu hoje temer a reacção dos timorenses ao relatório da ONU sobre a violência registada em Abril e Maio em Timor-Leste, cuja divulgação poderá ocorrer segunda-feira.

"Estou preocupado. O que tem acontecido dá azo a que o meu temor seja fundamentado", declarou D. Basílio do Nascimento à agência Lusa, no final de um encontro de bispos dos países lusófonos com o Presidente da República, Cavaco Silva, em Lisboa.

A audiência ocorreu no âmbito do VII Encontro das Igrejas Lusófonas, que está a decorrer em Fátima até sábado.

O primeiro-ministro timorense, José Ramos Horta, afirmou hoje, em Camberra, que o relatório elaborado por uma comissão designada pela ONU poderá ser di vulgado segunda-feira, depois de a missão das Nações Unidas em Díli ter referido que o documento será tornado público "dentro de dias".

No relatório, a comissão liderada pelo brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro deverá identificar os responsáveis, a todos os níveis de actuação institucional , pela violência registada em Timor-Leste em Abril e Maio, marcada por confronto s entre polícias e militares e entre grupos civis rivais.

Segundo o chefe da diplomacia timorense, José Luís Guterres, a violência ocorrida desde o início da crise, em Abril, provocou uma centena de mortos e cerca de 180 mil deslocados internos, que vivem em campos de acolhimento.

Para D. Basílio do Nascimento, a divulgação do relatório "é um risco", tendo em conta que em Timor-Leste "as tradições democráticas não são grandes".

"As pessoas deixam-se dominar pelos sentimentos", lamentou.

O Bispo de Baucau disse temer o resultado do confronto entre as "convicções enraizadas" e os resultados do relatório que possam "não ir no sentido que se quer aceitar".

D. Basílio do Nascimento defendeu que o governo timorense tem de apelar à população para aceitar os resultados do relatório da comissão de inquérito da ONU, assim como a Igreja e a comunicação social.

"A Igreja também tem agido nesse sentido e vai continuar", disse.

Ramos Horta disse hoje que a situação na capital de Timor-Leste, Díli, melhorou significativamente no que respeita à violência e manifestou-se confiante que os timorenses "reagirão com serenidade, porquanto a vasta maioria da popul ação não quer mais violência e os líderes políticos, ao longo das últimas semanas, demonstraram responsabilidade e maturidade".

Por outro lado, a Missão Integrada das Nações Unidas em Timor-Leste (UNMIT) deu hoje a conhecer, de forma genérica, planos de contingência para fazer face a uma eventual escalada de violência no país, tendo em conta a divulgação do relatório da comissão de inquérito da ONU.

Os planos de contingência avançados pela UNMIT traduzem-se na presença coordenada no país de cerca de 3.500 efectivos, entre polícias da ONU, agentes da Polícia Nacional de Timor-Leste e efectivos militares australianos.

PAL/EL-Lusa/Fim

.

4 comentários:

Anónimo disse...

Sr. Bispo Basilio
Nao vai haver nada. Tenha calma e venha ja para a nossa terra para ajudar aqui.
Kalma deit

Anónimo disse...

Se calhar o Sr. Bispo Basilio tambem esta metido neste assunto, para que tenha medo de divulgasao do relatorio.
Se divulga relatoriu kuelia kona ba xanana nian sala rai atu naben kha?

Anónimo disse...

AMI CRISTAO SIRA MOE SE ITA BOT HO PADRE BALU, SIRA NIA NARAM MOS TAMA HOTO IHA RESULTADO INQUERITO ATU FO SAI IHA SEGUNDA FEIRA NE MAI.

Anónimo disse...

ATRAVÉS DOS VOSSOS COMENTÁRIOS JÁ OS CONHEÇO QUEM SÃO VOCÊS.

VOCÊS SÃO OS RESTOS MORTAIS DA FRETILIN DE 75 E EM BREVE SERÃO FUTUROS RESTOS MORTAIS DE MAPUTO.

NÃO PENSEM QUE A IGREJA TEME A FRETILIN. A FRETILIN JÁ MUITO TEMPO QUE TODO O MUNDO CONHECE.

PELA VOSSA CAUSA O POVO DE TIMOR SOFREU A INVASÃO BÁRBARA E CRUEL DO OPRESSOR INDONÉSIO.

VOCêS SÃO TEIMOSOS , ENTÃO IRÃO VER. OS AUTRALIANOS SERÃO OS VOSSOS INIMIGOS PORQUE ELES NÃO IRÃO ACEITAR A VOSSA MANEIRA DE GERIR A NAÇÃO TIMOR-LESTE.

VOCÊS AINDA CONTINUAM A DORMIR ?
EU TENHO PENA DE VOCÊS DA FRETILIN.

NINGUÉM GOSTA DAQUELE PONTINHO VERMELHO ALI NA OCEANIA.

NÃO ACREDITEM ENTÃO IRÃO VER !!!!!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.