quarta-feira, agosto 23, 2006

Dos leitores

A FRETILIN rege-se pelos seus estatutos e nao por opinioes pessoais. O Congresso Extraordinario so pode ser convocado pelo Comite Central da FRETILIN. Segundo os estatutos da 2001 e 2006, deverao fazer parte do Congresso membros por inerencia de funcoes e 4/5 de delegados eleitos. Sabem o que implica um Congresso do partido? Meses de trabalho que incluem mobilizacao e organizacao de comissoes com tarefas especificas, revisao dos documentos produzidos pelo I Congresso tais como os estatutos, manual e programas politicos da FRETILIN, elaboracao de novos documentos incluindo regulamentos especificos para o Congresso, reunioes constantes de trabalho por horas interminaveis e sem qualquer remuneracao...

Fomos as Bases fazer eleicoes dos delegados. Percorremos todos os distritos. Um por um sob a direccao dos nossos lideres, Lu-Olo e Mari Alkatiri. Implementamos o regulamento aprovado pelo Comite Central da FRETILIN. Implementamo-lo rigorosamente. Cada distrito apresentou o seu relatorio a direccao. A Direccao apresentou uma proposta de revisao dos documentos do I Congresso aos delegados em tres encontros regionais. Levou a proposta a reuniao do Comite Central onde estavam tambem membros da chamada FRETILIN mudanca. Foi lhes dada a oportunidade de contribuir para a melhoria do partido. A mesma oportunidade que se deu a todos, novos velhos, mulheres ou homes! Todos foram tratados em pe de igualdade. A maioria votou contra as propostas apresentadas por Vitor da Costa, Abel Ximenes, Jose Luis Guterres, Jorge Teme etc. Apenas o Vitor Mau Boci nao participou porque se lhe aplicou uma medida disciplinar. Tiveram mais uma oportunidade no Congresso. Estavam la 470 delegados eleitos, vindos dos distritos. Porque nao conseguiram mobiliza-los? Se o grupo de Vitor da Costa nao conseguiu mobilizar a maioria e porque os argumentos deles nao foram bons.

Do total de 586 delegados, 577 compareceram e 566 estavam presentes na altura da votacao. 515 propuseram Lu-Olo como Presidente e Mari Alkatiri como Secretario Geral. Nao era preciso fazer-se votacao. Mas avancou-se com a votacao e contou-se distrito por distrito.

Nao houve lista alternativa:

Se houvesse uma lista alternativa, nao teria recolhido 20% de assinaturas, o minimo exigido pelos estatutos para se concorrer a lideranca.

Aproveito esta oportunidade para tambem chamara a atencao da LUSA: o Jose Luis Guterres nao retirou a sua candidatura. Nenhuma lista alternativa foi apresentada a Mesa do Congresso. O Jose Luis Guterres simplesmente retirou-se do Congresso. Nao conseguiu ter 20% de proponentes e nao pode concorrer. Regras sao regras. E nos, mais do que ninguem, pautamo-nos por regras decididas pela maioria. E assim que funcionamos e cada vez mais nos vamos melhorando. E sabem porque? Porque nos orgulhamos da nossa longa historia e estamos determinados a vencer todos os obstaculos.

Somos o partido mais organizado de Timor Leste. Somos um partido de massas. Buscamos no povo a razao da nossa existencia.E por isso que vamos novamente ganhar as eleicoes de 2007. Nao se zanguem connosco e nao demonizem os nossos lideres para se imporem neste pais. O nosso povo esta politizado e tem acompanhado atenciosamente os acontecimentos desde 2002. Todas as tentativas ate a data nao tem servido senao um unico objectivo: demonizar o nosso Secretario -Geral e dividir a FRETILIN para diminuir o apoio popular.

Pergunto: Conseguiram diminuir o apoio ao Mari Alkatiri? Nao. A excepcao de alguns, a maioria dos membros do CCF continua a apoia-lo. Vamos provar nas eleicoes de 2007 que a maioria do nosso povo votara pela FRETILIN liderada por Lu-Olo e Mari Alkatiri. Nao temos receio deste desafio. Nao precisamos de licoes de Lucia Lobato, de Maio Carrascalao, de Mariano Sabino, de Lasama, e de tantos outros que nao se cansam de criticar-nos. Para que? Nao veem que, quanto mais nos criticam, mais assanhados ficamos?
A nossa direccao foi considerada legitima pelo Tribunal de Recurso e o grupo de Vicente Mau Boci deve respeitar este orgao soberano. Se apresentou queixa ao Tribunal de Recurso, e porque reconhece a legitimidade deste orgao. Porque nao aceita o resultado da queixa? Porque nao lhe favoravel? Nao caiam no ridiculo, por favor.Isto so da para cair no descredito.

E quem sao os tais "200" que participaram na tal reuniao alargada? Sao membros com direito a voto? Sao a maioria do CCF eleito no I Congresso? Leiam os estatutos da FRETILIN por favor e deixem de dizer asneiras.

Qualquer cidadao deste nosso Timor-Leste deve contribuir para a educacao dos outros. Estudem, estudem, meninos e meninas.....

.
.

13 comentários:

Anónimo disse...

Penso que, de acordo com os estatutos, não é só o CCF que pode convocar um congresso extraordinário.
Penso que as conferências distritais e as sub distritais também podem desde que o façam 1/2 e 2/3 respectivamente.

Mas para quem ainda se interroga porque os refugiados não regressam às suas casas, eis aqui uma boa resposta deste filiado obediente:
"Nao veem que, quanto mais nos criticam, mais assanhados ficamos?"

O povo lembra-se bem do resultado da assanhadela da FRETILIN.
Demasiado bem.

Anónimo disse...

Palavras para quê? Já que é a própria FRETILIN que se vê intocável...

Anónimo disse...

"515 propuseram Lu-Olo como Presidente e Mari Alkatiri como Secretario Geral. Nao era preciso fazer-se votacao. Mas avancou-se com a votacao e contou-se distrito por distrito."

Cada vez vai-se tornando mais claro a razao da necessidade do voto por braco no ar. Ora se 515 ja tinham assinado a lista de candidatura do Mari e Luolo isso quer dizer que, como este comentarista disse, a vitoria ja era dos dois. E por sinal nao restavam numeros suficientes para assinar a outra candidatura de Jose Luis Guterres.

O comentarista diz que ate nem era preciso ter ido a votacao mas acabaram por o fazer. Mas se os 515 eram votos absolutamente seguros nao haveria a necessidade de se mudar a tradicao da Fretilin para se passar a uma votacao de braco no ar e ainda distrito por distrito.

Os mesmos 515 que tinham assinado a lista de candidatura certamente votariam pela sua lista mesmo que o voto fosse secreto.
E quanto a transparencia, dada como razao do voto de braco no ar, nao teria fundamento uma vez que a posicao dos 515 ja era conhecida uma vez que tinham assinado a lista de candidatura do Mari e Luolo.

O grande problema eh que seria mesmo humilhante e revelador se a lista de Mari e Luolo obtivessem, atraves de um voto secreto, um numero de votos inferior ao numero de assinantes. Isso levantaria duvidas sobre os metodos usados para conseguir que esses 515 delegados assinassem a sua lista de candidatura quando eles nao tinham intencao de votar nela. Porque seria bem facil para um delegado receber qualquer incentivo monetario para por o seu nome na lista de candidatura mas depois votar contra ou alias optar por votar em branco.

Foi por isso que, uma vez conseguido 515 assinaturas na lista de candidatura do Mari e Luolo, era absolutamente imperativo que esses 515 delegados confirmassem o seu voto favoravel evitando contradicoes que poderiam por em causa a seriedade das eleicoes. Isso so poderia ser garantido com o voto de braco no ar e distrito por distrito removendo assim qualquer possibilidade de rebeliao.

Anónimo disse...

Como aliás aconteceu com um delegado de Liquiçá que teimava em votar contra. Teve de ser convencido a baixar o braço e só o levantar na altura certa.

Anónimo disse...

Anónimos das 12:29:52 AM, 1:19:28 AM, 1:19:30 AM e 1:34:34 AM:
Parece-me que os que andamos por aqui estamos mínimamente informados dalgumas coisas, nomeadamente de quem pode convocar congressos extraordinários, pois nem há muitos dias um comunicado da Fretilin explicava que "De acordo com os estatutos da FRETILIN (art°. 62, n° 2), o Congresso só pode ser convocado extraordinariamente por:

a) iniciativa do Comité Central da FRETILIN
b) decisão de metade das Conferências Distritais ou de
c) 2/3 das Conferências sub-distritais

para deliberar sobre questões urgentes e de importância fundamental para o Partido."

Ora a notícia de hoje diz que: ‘Fretilin Grupo Mudança’ organizará o segundo congresso extraordinário depois de consultas extensivas a antigos delegados e a representantes dos distritos".

Isto é que é uma tal de Fretilin Grupo Mudança que vai organizar o tal congresso para o qual manifestamente NÃO tem qualquer legitimidade.

Deixem-se pois de histórias de papões e lobos maus e sejam objectivos na análise das questões, desta e de todas.

Bere-Key disse...

Apesar de tantas vezes criticar a Margarida e as suas posições, agora não posso deixar de concordar com ela.

A FRETILIN tem um estatuto aprovado e que se encontra em vigor. O congresso, recentemente realizado, cumpriu escrupolosamente com os ditâmes dos estatutos.

Este, soberanamente, elegeu o pacote constituído pelo Sr, Francisco Lu`Olo e o Dr. Mari para a liderança do partido.

Ora, 515 delegados subscreveram a candidatura do Dr. Mari e do Sr. Francisco Lu`Olo, logo não custa acreditar que seriam eles os vencedores inequívocas do Congresso.

Aquilo que não se pode aceitar, é que, cobardemente, pela porta do cavalo, votem contra as referidas candidaturas, depois de o terem, públicamente, subscrito. Para uma jovem democracia, estamos a começar muito mal. As pessoas não podem, públicamente, dizer uma coisa e, depois, pelas trazeiras, fazerem outra. Isto sim, está muito errado. Ou são homens e que assumam aquilo que fazem ou propõe ou são ratos, nesse caso, não devem merecer nem o respeito nem a confiança de ninguém.
Nós não estamos mais sob a baioneta dos indonésios para termos que fazer as coisas pela calada. O congresso foi público, estiveram lá a imprensa, convidados. Ninguém pode alegar que estava sob coacção. As pessoas que querem assumir cargos públicos, responsabilidades públicas, devem ser coerentes e consequentes.

Quem está descontente com as candidaturas, mormente com o do Dr. Mari, que é aquele que mais polémica levanta (parece que ele desenvolveu muitos anti corpos junta da sociedade timorense, alguns do mais primário que há, que é o preconceito e o racismo) nunca o deveriam ter apoiado ou subscrito a sua candidatura.

Se ele estava empacotado com o Sr. Francisco Lu`Olo, as pessoas sabiam ao que íam. Não é aceitável que agora venham contestar o resultado do congresso quando, ainda recentemente, o tinham votado.

Os delegados que estavam contra, ou se tinham manifestado ou se calem, até ao próximo congresso.

Não há nada de novo ou de extraórdinário na FRETILIN ou na sua Direcção, para as pessoas virem agora pedir um congresso extraórdinario, ainda por cima, ao arrepio dos estatutos em vigor, logo são os aceiáveis para a maioria, ainda que, apenas tácitamente.

Quem está contra o Dr. Mari, terá a oportundade de nas próximas eleições, esclarecer o povo sobre as consequência de votar na FRETILIN. Aí o povo, soberanamente, irá decidir que quer ou não, Dr. Mari de novo para o cargo de 1.º Ministro de Timor Leste, porque esta será o resultado de votarem na FRETILIN e se ela vencer as eleições.
Dixit

Anónimo disse...

Ao Comentarista da 1:19:30 AM -

A proposta de "votacao braco no ar" veio da Assembleia, e foi votada p/esmagadora maioria. O numero de votos contra foi inferior a 20. Dos que votaram contra, alguns foram convidados a integrar o CCF. Portanto, a tese do medo nao colhe. A do suborno eh geralmente usado por aqueles que tudo fizeram para utilizar este meio para se chegar ou obter apoios. Nunca foi pratica da Fretilin. Pelos vistos, o comentarista eh habil em utilizar este meio. Por favor nao confunda a sua pessoa com a Fretilin.

No proprio Congresso, se quisessemos, teriamos provas para denunciar subornos levado a cabo pelo grupo de Jose Luis Guterres. Nem mesmo assim, conseguiram.

Anónimo disse...

"A proposta de "votacao braco no ar" veio da Assembleia, e foi votada p/esmagadora maioria"

E a votacao para a proposta de "votacao braco no ar" foi feito por voto secreto ou por braco no ar? Hehehe...

Anónimo disse...

O fundamentalista das 1:57:30 PM já não se satisfaz com votos em urnas só para eleições, agora seria para qualquer tomada de decisão. Estão a ver a malta num congresso a ter que estar sempre a sair do lugar para ir votar. Este artolas há-de explicar se no partido dele se faz assim.

Anónimo disse...

Esta imbecil ainda não leu a Lei dos partidos políticos portugueses depois de revista e sancionada pelo tribunal constitucional.

Tenha lá a coragem de dizer que foi um acórdão político.

Anónimo disse...

Anónimo das 6:09:06 PM: isto de se respeitar as leis de cada povo está quieto, há os iluminados que entendem que escrita nas estrelas há umas tantas leis ou regras a que os mortais se têm de submeter. Está enganado. Quem fez e aprovou a lei dos partidos de TL foram os seus muito humanos deputados, e é a essa e só a essa lei que os cidadãos de TL devem obediência.

Cesar Valentim disse...

Eu não só costumo ler este blog como, estou convencido de este ser um ponto de encontro e discussão bastante mais elucidativo de algumas questões que os meios de comunicação social convencionais.

Apesar de ter algum conhecimento da situação, vejo o caso do voto de "mão no ar" ter demasiado o ónus da decisão em congresso.
Eu pessoalmente, sou contra o voto de braço no ar em questões que envolvam pessoas. Eleições, moções de censura, moções de confiança ou outro tipo de documentos ou questões que envolvam pessoas devem ser sempre tratados com anonimato.

A legitimidade da Direcção eleita em congresso não pode ser contestada com o voto não-secreto. Se existem provas de coacção essas é que devem ser usadas. Se existem provas de irregularidades no processo de eleição de congressistas, essas é que devem ser denunciadas.

Resta aos "opositores" conseguir convocar um congresso extraordinário para novas eleições.

Cabe aos dirigentes eleitos executar ou zelar pela execução do seu programa para o partido.

Não me parece que se venha fazer dentro da FRETILIN, uma golpe de estado de baixo nível como se viu fazer noutros casos. (não me referindo especificamente a nenhum).

Outra coisa, se não "sabem como" se identificar no blog, podem ir a www.blogger.com

Anónimo disse...

Ainda assim fugiu, como de costume, à pergunta simples.

A decisão do Tribunal Constitucional sobre a revisão da Lei dos partidos políticos foi um acórdão exclusivamente jurídico, ou político?

O que é que o seu partido acha?

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.