quarta-feira, agosto 23, 2006

GNR deteve 10 pessoas que terão roubado motos do Estado

Díli, 22 Ago (Lusa) - Os militares portugueses da GNR estacionados em Díli detiveram hoje 10 pessoas alegadamente responsáveis por um assalto a um depósito de viaturas do Estado de onde roubaram oito motociclos.

De acordo com o comandante do contingente português, capitão Gonçalo Carvalho, dos 10 arguidos no processo "sete foram entregues no Centro de Detenção" de Díli enquanto outros "três foram apenas identificados".

Os motociclos, de média/alta cilindrada, serão agora entregues às autoridades timorenses.
De acordo com Gonçalo Carvalho, as detenções de hoje decorreram de uma investigação da equipa multidisciplinar de investigação criminal da Guarda Nacional República estacionada em Timor-Leste que tem vindo a ser desenvolvida desde Junho, logo na primeira semana de actuação dos militares portugueses em Timor-Leste.

No depósito da Direcção de Aprovisionamento e Património, situado Díli, terão sido furtados "cerca de uma centena de motociclos" pelo que as "investigações vão continuar", explicou Gonçalo Carvalho ao salientar que os detidos serão presentes ao juiz na quarta-feira.
JCS.

9 comentários:

Bere-Key disse...

Continuam os problemas da insegurança em Timor, conforme as notícias que vão chegando. Já ninguém respeita ninguém. Estão a ser atacados, não só timorenses, como tem sido habitual, mas também as forças internacionais, que tem sido o último recurso, a última esperança de alguma segurança.
Os líderes não se mostram a altura do momento. Os jovens, desesperados, sem futuro, sem esperança, encostados a cada esquina, estão prontos a vender os seus préstimos a qualquer punhado de dólares ou rupias ou a qualquer prato de lentilha. Aqueles que têm na sua génese espírito hooligans, têm o terreno lavrado para semearem terror, ódio, violência.
Quem pode parar tudo isso são os políticos, mas não se mostram estar a altura do momento. Não são capazes de deixar de lado as habituais tricas, os seus ódiozinhos pessoais, os seus acertos de contas, as suas vingançazinhas. Estão fechados nos seus castelos de ambição, do eu em primeiro lugar. Não são capazes de parar para pensar, de ver o caminho que estão trilhando, que levará inevitalmente a um pesadelo para todos.
A violência está outra vez em crescendo, mas os chefes políticos não querem saber disso para nada. Estão seguros, têm guarda-costas, logo não lhes interessa o destino do seu povo, interessa sim o poder, o poder a todo custo. A lógica tem sido do "Eu ou o Caos". Continuam dispostos a praticar a política de terra queimada, destruir tudo, na vã esperança de que o que sobrar vai-lhes cair no regaço.
Será que não conseguem penasr no povo simples, reféns de boatos, de violência dos bandos que estão ficando descontrolados?
Será que não conseguem pensar nos jovens sem futuro, sem esperança, encostados nas esquinas, dispostos a tudo por uma prato na mesa, por algo que possam mastigar e enganar a fome a cada dia?
Será que não conseguem pensar nas mais de duas centenas de milhar que tombaram por um Timor Independente?
Será que não percebem que estão a trair milhares de timorenses que tem neles os seus líderes, os seus "Ulun Boot"?
Será que não percebem que estão a trair milhões de pessoas, que em todo mundo, se solidarizaram conosco?
Será, sendo pessoas inteligentes, não aprenderam nada com a História?
Faço um apelo aos políticos, aos líderes políticos, desçam dos vossos castelos de arrogância, de poder pelo poder, de sobrençaria, sentem-se a mesma mesa (uma mesa redonda, sem cabeceiras) e entendam-se de uma vez por todas, pelo mínimo de segurança, de paz, para bem de todos, inclusive o vosso próprio bem.

Anónimo disse...

È assim mesmo q eles merecam. Viva GNR Viva Portugal.
Queremos uma vida sem ódio e vingança. Queremos viver em Paz...

Anónimo disse...

Isto é bom indício e mostra que estamos a caminhar seguramente para o bem.
Têm que se mostrar a esses crimonosos e aos seus congéneres, que não haverá um só acto criminoso que não será punido. Esses serão os primeiros e os outros seguirão até que Díli e Timor-Leste, esteja livre da acção destes malvados.

Anónimo disse...

Bere-Key: Vovê cada vez está mais com o paleio do Xanana e cada vez mais com a mania que isto só lá vai com um ditadorzeco de meia tigela. Mas fora a lamúria, soluções, está quieto. Exactamente como o Xanana.

Anónimo disse...

Mais vale um esperto quieto que uma mula a sofrer do bicho carpintelo.

Anónimo disse...

Quando o comentarista fala de lideres esta=se a referir ao Xanana e Ramos Horta, nao e verdade?

Anónimo disse...

A Bere Key pergunta: " Sera sendo pessoas inteligentes, nao aprenderam nada com a historia?"
A Resposta e: Nao aprenderam nada com a historia pois estes
badamecos de meia tigela nao tem inteligencia alguma! Ou se tem, e muito similar a inteligencia do extinto "DODO".
Estes lideres politicos a que se refere, estao-se a marimbar para o povo de Timor, eles so tem a ganancia de aumentar sua conta Bancaria, aumentar seu proprio rebanho, etc etc.
Desta vez se nao nos puzermos a pau, e que nem o Papa nos safara!

Bere-Key disse...

Líderes timorense não são só Xanana e Ramos Horta. Estes dois são a fatia maior de uma das partes. A outra parte, a outra fatia de líderes, inclui, obviamente, o Mari Al-Katiri e Francisco Lu`Olo.
Não podemos fazer pazes concosco próprio. Fazemos pazes com os nossos inimigos, adversários, com quem estamos de relações cortadas por qualquer razão.
Só um acordo, um entendimento, principalmente, entre estes quatro homens, é que poderemos ter paz e estabilidade. Outras figuras também não são de ignorar, mas estes quatro são fundamentais para iniciar qualquer processo de paz.
Temos que apelar a estes quatro homens, que lembrem do seu passado, que todos nós, nacionalistas timorenses, muito nos orgulhavamos, apesar de discordâncias pontuais.
Sem a participação desses quatro, qualquer processo de paz, antes de inciar, descarrilará.

Anónimo disse...

Bere-Key, posso lhe perguntar se sabe quem e que disturbou a Paz em Timor Leste?
Voce se calhar esta a falar de reconciliacao!
Nao pode existir reconciliacao entre partes zangadas, se nao houver justica primeiro!
Para haver justica os manipuladores e causadores desta desgraca toda em Timor terao de ser chamados a responder num Tribunal isento de corrupcao!
So quando isto acontecer e que voltaremos a ter paz em Timor

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.