quarta-feira, agosto 23, 2006

People Wishing To Divide Timorese Are Not Nationalist: Bishop Belo

Former Bishop of Dili Diocese, Don Carlos Ximenes Belo told Diario Nacional, the terms Lorosae and Loromonu are used by people wishing to divide the Timorese people, adding these people are neither nationalists nor patriotic. Belo said he cannot comment further on the situation as he is not presently in the country but stressed people from ‘east’ or ‘west’ are all Timorese people and one is not above the other. He further said the youths involved in thefts and the destruction of properties should not consider themselves Christians and Timorese. Belo said political leaders, for their own interest, are creating the ‘issue’ of Lorosae and Loromonu adding that the capital Dili belongs to all Timorese. He appealed to the people to be humble and forgive each other. (DN)

http://www.unotil.org/UNMISETWebSite.nsf/cce478c23e97627349256f0a003ee127/7ca049409eb4488b492571d20030ee7c?OpenDocument

6 comentários:

Anónimo disse...

Tradução:

Bispo Belo: quem quer dividir os
Timorenses não é nacionalista

O antigo Bispo da Diocese de Dili Diocese, Don Carlos Ximenes Belo disse ao Diário Nacional, que os termos Lorosae e Loromonu são usados por pessoas que querem dividir os Timorenses, acrescentando que essas pessoas não são nem nacionalistas nem patriotas. Belo diz que não pode adiantar mais sobre a situação porque não está presentemente no país mas sublinhou que as pessoas do ‘leste’ ou do ‘oeste’ são todas Timorenses e nenhuma está acima das outras. Disse ainda que os jovens envolvidos nos roubos e na destruição de propriedades não se devem considerar a si próprios como cristãos e Timorenses. Belo disse que líderes políticos, para o seu próprio interesse, estão a criar a ‘questão’ de Lorosae e Loromonu acrescentando que a capital Dili pertence a todos os Timorenses. Apelou ao povo para ser humilde e perdoarem-se uns aos outros. (DN)

http://www.unotil.org/UNMISETWebSite.nsf/cce478c23e97627349256f0a003ee127/7ca049409eb4488b492571d20030ee7c?OpenDocument

Anónimo disse...

Ximenes Belo só pecou nas suas declarações por omitir que não foram só os lideres políticos que criaram a crise no seu próprio interesse mas também os lideres da sua Igeja.
É conveniente que se diga que os "interesses" dos lideres politicos e da Igreja se encontram também ao servico dos "interesses" da Austrália, Estados Unidos e Japão.
Bem haja Don Carlos Ximenes Belo por honrar o prémio NOBEL DA PAZ.

Anónimo disse...

Eu perdou-te Margarida!

Anónimo disse...

Os lideres da sua Igreja, ou sejam os dois bispos foram sempre claros e transparente nas suas atitudes. Se o anonimo da 7:33:34 PM tem provas que estiveram ou estao envolvidos para a actual crise, entao leve-os ao Tribunal.
Fique sabendo que os dois bispos e os padres nao estao ao servico nem da Australia, nem dos Estados Unidos da America.

Anónimo disse...

O anonimo das 11:16:05 deve ser uma beata da Igreja de Balide, que ainda acredita que os bebes sao trazidos pelas cegonhas!
Fote Make Riba

Anónimo disse...

"É conveniente que se diga que os "interesses" dos lideres politicos e da Igreja se encontram também ao servico dos "interesses" da Austrália, Estados Unidos e Japão."

E como os leitores são todos atrasados mentais acreditam piamente em afirmações destas sem mais questão.
Emprenha tudo pelos ouvidos, neste caso pelos olhos.

Há gente que não as mede. Julgam os outros pelo seu calibre.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.