quarta-feira, agosto 23, 2006

Dos leitores

Mais um manifesto, militâncias de militantes

Quando cerro os meu olhos, este olhos cansados de ver o que em ti passa, vejo te a ti,
em todo teu esplendor e beleza. Vem-me os cheiros de onde por ti passei, vem me à memória os intoxicantes aromas e momentos em que em ti me perdi, por teus vales e montes, riachos e ribeiras. Foram os riachos as ribeiras, os vales e montes que regam minha alma de vontade de te fazer orgulhosa de mim.

Quando os olhos cerro me vem lágrimas de dor tristeza, o que vai ser de ti Timor? O que vai ser de ti? Com todos os que te querem domesticar, oprimir teu povo, usando esta palavra chamada ‘democracia’…em formatos RGB passados na TV?

Até mesmo no nosso partido, o partido que tanto respeitamos, esta infectado com este virus que é a ambição e o desejo cego de dominar, mandar, sem se ter capacidades, sem se ter provado apto, sem sequer se ser eleito!

E vocês, filhos da patria, filhos da terra, seus grandes filhos da …, da luta pois esta visto! O que é feito dos vossos ideias? E aonde para a ‘dialéctica’ de que tanto falavam sem entender o que diziam? Ai, camaradas, seus grandessíssimos filhos da luta!

Aonde guardam os ideias? Aonde os escondem? Porque até agora não mostraram nada mais do que sede e vontade cega de querer governar a patria que tanto amamos. Deitas-tes fora os ideias, sera que trocaste os pelo confortávels colchão onde hoje te deitas (com mulheres que não a tua, meninas?) E vens me tu dar lições de moral? Ai, camaradas, seus grandes filhos da luta!

Esquecestes dos dias de calor infernal, em que deitavas teu corpo sobre o alcatrão para acalmar a raiva, o calor que te corria no sangue por veres teu povo sofrer não mãos dos ‘Bapas’? Sim, hoje dormes em um colchão camarada…

Esquecestes? Escondestes? Ou será que arrancastes de ti os dias que tivestes de dormer na biti? Que no dia seguinte serviria de quadro, onde se escriva com o carvão as lições de português para o nosso povo? Esquecestes do teu povo! Hoje guiavos a ambição, Ai, camaradas, seus grandes filhos da luta!

‘Matem-se’! Vosso sangue adulterado não fará crescer nem o mais horrendo fungo, vossa carne putrefacta sera a jaula desse virus que carregam dentro de cada um de vós, o virus que é a ambição. ‘Matem-se’ camaradas, amigos, colegas seus grandes filhos da patria seus grandes filhos luta!

Mau Seran

Sim sim a mudança e a revolução no partido, revolução liderada por indivíduos de mentes secas e adulteradas, cabeças ocas, ou melhor cheias de vacuo, é como deixar-mos metamorfosear para algo pior! Mudanças, lideradas por alguns sem ideias, sem ideais, alguns que carregam nada mais do que a ambição pelo poder, é como assassinar tudo que tanto custou a construir.

Mau Seran

14 comentários:

Anónimo disse...

Eh a maioria quem mais ordena nao eh?

Anónimo disse...

Mau Seram
Nao sei se seras mesmo camarada mas a tua peca foi das melhores coisas que tenho lido. Ate me arrepiei ler tanta verdade dita de forma tao sublime. Continua, Nao ofendes e acordas espiritos adormecidos e desviados dos ideais que nos nortearam.

Anónimo disse...

Também me arrepiei mas foi de nostalgia. Nostalgia do tempo em que havia camaradas a sério. Daqueles que compreendiam a importância da revolução e não hesitavam em denunciar os camaradas que se desviavam do rumo sabiamente traçado pelo Comité Central. Esses comportamentos desviantes eram reeducados em campos especialmente criados para eles, com todos as condições e até mesmo alguns luxos em estâncias turísticas na Sibéria.
Belos tempos que que se perderam graças à corrupção do povo pelo capitalismo e suas ideias libertárias.
Nós tínhamos toda a liberdade que precisávamos. Não precisávamos de mais liberdade. Para quê?
Basta ver a bagunça que essa liberdade provoca nos países capitalistas. Qualquer um tem o atrevimento de criticar publicamente os líderes que o governam. Sindicatos que contestam as medidas dos governos, greves a pedir aumentos de salários.
E os líderes desses governos ficam impávidos e serenos, até parece que acham bem.
Ah que nostalgia do tempo em havia camaradas a sério e um partido firme na liderança que não permitia estes desmandos da prole ingrata.

Anónimo disse...

Bem dito anonimo. Bem dito!

Anónimo disse...

"‘Matem-se’! Vosso sangue adulterado não fará crescer nem o mais horrendo fungo, vossa carne putrefacta sera a jaula desse virus que carregam dentro de cada um de vós, o virus que é a ambição. ‘Matem-se’ camaradas, amigos, colegas seus grandes filhos da patria seus grandes filhos luta!"

Pois porque manda-los para a siberia nao e possivel! Se isto tivesse acontecido em 1978 nao era uma questao de eles se matarem mas de serem mortos e possivelmente pelas maos do Mau Seran.

Anónimo disse...

Anónimos das 12:59:39 AM,1:53:46 AM, 3:00:13 AM:

Mas como esses tempos tenebrosos já lá vão e os actuais militantes da Fretilin não têm culpa das asneiras feitas há 30 anos atrás, que tal deixarem-se de histórias de papões e lobos maus e respeitarem os actuais militantes da Fretilin que ainda há três meses decidiram com toda a liberdade e responsabilidade da orientação do seu partido e da sua direcção? Ou há por aqui uns velhos do Restelo a armar ao mais papista do que o papa? É que são mesmo os ACTUAIS militantes quem manda na Fretilin, não são os fantasmas do passado, muito menos os cucos de repetição habituais.

Anónimo disse...

Margarida...pensas tu!!!!

Alguns actuais membros sao dos antigos membros.

Mas uma coisa certa, muitos Timorenses nao tem acesso ao internet, poi isso estas opinioes nao ira mudar aquilo que eles pensam do membros do CCF.

: )

Anónimo disse...

Claro. Quem manda na FRETILIN são os mesmos do passado menos os que morreram pelo caminho e meia dúzia que se dewvincularam nos finais dos anos 80.
De resto é exactamente a mesma estirpe "dos tempos tenebrosos" como muito bem disse a Margarida.

Anónimo disse...

Anónimo das 11:00:29 AM: se são os do antigamente que estão na direcção é porque os militantes de hoje lá os puserem e só isso é sinal de que os respeitam. E como não havia um partido como a Fretilin de, há 30 anos, ter aspectos um tanto tenebrosos se teve que se defender contra quem a quis aniquilar de armas na mão e se até foi dirigida por tipos como o Xanana?

Mas isso tudo já lá vai, a maioria dos membros da Fretilin agora, se calhar nem nascida era nessa altura, mantiveram-se na militância e na direcção os mais persistentes e disciplinados e por isso a Fretilin é o partido honrado de cara levantada e com métodos democráticos de funcionamento.

Anónimo disse...

Dois pesos e duas medidas à boa maneira estalinista?

"E como não havia um partido como a Fretilin de, há 30 anos, ter aspectos um tanto tenebrosos se teve que se defender contra quem a quis aniquilar de armas na mão e se até foi dirigida por tipos como o Xanana?"

Não se esqueça que quem tinha as armas (as do exército português)era a FRETILIN.

Xanana fazia parte do CCF, tal como fazia o RH, o Mari o Nicolau Lobato e outros.

Chamar de "um tanto tenebrosos" meter centenas de pessoas em valas comuns depois de os ter morto à pancada e outros tantos do mesmo partido por delito de opinião, e vem derramar lágrimas de crocodilo com a situação de violência das pedradas.

"um tanto tenebrosos", mas nada de mais não é sua imbecil?
Vá, diga lá, são os custos da revolução. Foi tudo para o bem das "massas".

Anónimo disse...

Anónimo das 6:25:13 PM: é você e o Xanana sempre obcecados com os mortos, sempre a invocá-los. Não há modo de os deixar em paz. Já aqui lembrei que nas três décadas de ocupação indonésia foram pelo menos 102 mil os que morreram em TL. Nunca mais entende que está na altura de cuidar dos vivos?

Anónimo disse...

Ja estou a ver margarida. Quanto mais voce se contorce mais asneiras diz.
Se os mortos sao vitimas da fretilin sao de esquecer?
Mas agora diga la uma coisa. Sera que os timorenses deviam esquecer-se dos mortos causados pelos indonesios e deixar de exigir que os criminosos generais e militares Indonesios sejam trazidos a justica?
Sera que o anonimo das 6:25:13 PM tem razao? Voce eh de "Dois pesos e duas medidas à boa maneira estalinista?"

Voce e mesmo uma danada!

Anónimo disse...

Que ingenuos O Virgilio Smith que estava envolvido no assasinato em fatu Bessi do Sr Adao exposto e Gui exposto e outros ate foi nomeado secretario do Estado da juventude.

Anónimo disse...

A dificuldade da Margarida é explicar como pode haver mortes boas e mortes más.

A razão de se falar no assnto, não é andar a invocar os mortos.
É que os seus autores morais e materiais, são os mesmos que governam o país. E os crimes de sangue, como deve saber, não prescrevem.

Só que há uns que já os reconheceram e publicamente pediram desculpa, mas os outros, com responsabilidades, para já políticas (criminais há-de ver-se), recusam-se a reconhecer que essas mortes foram crimes. Para eles, estão justificadas pelo processo revolucionário.
E isso é inaceitável. Mais que isso, não havendo arrependimento, é criminoso.

Percebe o drama das mortes de 1975?

"Nunca mais entende que está na altura de cuidar dos vivos?"

Não são os mortos, são os vivos que as provocaram.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.