quarta-feira, agosto 23, 2006

‘Fretilin Grupo Mudança’ organizará congresso extraordinário

Tradução da Margarida.


‘Fretilin Grupo Mudança’ organizará o segundo congresso extraordinário depois de consultas extensivas a antigos delegados e a representantes dos distritos. O congresso extraordinário realizar-se-á no fim do mês de Setembro. De acordo com Victor da Costa, líder do grupo, o segundo congresso extraordinário tem o consentimento completo dos membros.

Entretanto, o antigo coordenador e fundador do Ojetil, [um grupo de jovens da Fretilin] chamado Traccoa declarou que é necessário realizar o segundo congresso extraordinário para a Fretilin ganhar as eleições de 2007. Traccoa disse ainda que em 2001 muitos membros partiram e juntaram-se a outros partidos por causa da sua antipatia com o sistema aplicado por Mari Alkatiri na Fretilin. Portanto. acrescentou, é importante realizar o segundo congresso extraordinário para mudar a liderança. (STL)

O Representante do Grupo Reformista da Fretilin (FRG) declarou que um congresso extraordinário será a única solução para garantir o partido nas eleições gerais de 2007.
Victor da Costa, o coordenador do FRG declarou que, “para se ter uma victória nas próximas eleições, devemos resolver os problemas da liderança da Fretilin. Descobrimos que a liderança corrente já não é boa. Digo isto porque os líderes correntes não querem mudar. Por exemplo, impediram-nos sempre de realizarmos qualquer mudança política. Contudo, para melhoria do partido, gostaríamos de mudar a liderança da Fretilin, incluindo a reforma de membros do Comité Central da Fretilin”.

Disse que “apesar do Tribunal de Recurso decidir legalizar e legitimar o resultado do segundo congresso da Fretilin, nós do Grupo Reformista deixamos para o povo a decisão. Outra vez, a decisão estará nas mãos do povo e não do Tribunal de Recurso”. (TVTL)

http://www.unotil.org/UNMISETWebSite.nsf/cce478c23e97627349256f0a003ee127/7ca049409eb4488b492571d20030ee7c?OpenDocument

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.