quarta-feira, agosto 23, 2006

Dos leitores

Todo o Partido Político que ganhar terá certamente um governo da “unidade nacional”. Por exemplo o Primeiro Governo de Timor Leste formado de FRETILIN teve um minoria étnico que e um muçulmano como o Primeiro Ministro, um "mestico" como o Ministro de Negocio Estrangeiros , Ministros que são de Oe-Cussi, Aileu, Ainaro, Bobonaro, Baucau, Viqueque etc. que são todos os Catholics. No Parliamento há representantes de cada distrito. E ridiculo este noção de “unidade nacional”.

A noção que ter um Governo da unidade nacional enfraquecerá somente a nossa Democracia frágil. Em qual Democracia, o Partido Político maioritaria não escolhe um governo baseado em linha de Partidaria. Unidade Nacional so pode negar um processo fundamental de Democracia que e o “mandato’. Considerar a corrente compõem do Parliament, FRETILIN tem 57% do voto, PD 8.7%, ASDT, 8.2% PSD 8.2%, UDT4.2%, baseado em linhas partidarias FRETILIN tem um mandato clara para formar ao Governo de seu escolher.

O facto é que mesmo, se houver uma coligação dos partidos menores FRETILIN tem uma direita feita pela um processo Democrática para formar o Governo.

O que nós em principalmente os Partidos politicos devemos ser “unidos” concentrar os toda os nossos esforços a trabalhar para um Timor Leste que reconhece os princípios de democraticia e aceita sobretudo o resultado de todas as eleições.

Mario Carrascalão deve concentrar em criar um coligação para contestar FRETILIN nas eleições seguintes. Seria interessante ver se tal coligação ganhasse um mandato elas incluísse qualquer membro de FRETILIN dentro de um governo de “Unidade nacional”.

A realidade um Governo da unidade nacional não sucederão por facto que os Partidos Politicos têm princípios e ideologias fundamentalmente differentes dentro de uma estrutura democrática.

4 comentários:

Anónimo disse...

Ora aqui está um texto lúcido e que desmonta bem a falácia das tretas da "Unidade Nacional" do Carrascalão e de Xalana e que aponta que sendo TL como é uma sociedade multipartidária é altura das minorias respeitarem a escolha maioritária do povo.

Anónimo disse...

This so called "government of national unity" only has one purpose: to put unelected people in power.

Anónimo disse...

O comentarista das 16.00pm peca por nao identificar correctamente a questao, embora seja correcto dizer que os apologistas da unidade nacional sao o Mario Carrascalao, o Xanana e outros como o Lasama, Xavier, Tilman. Severia ter dito que foram eles precisamente quem inviabilizaram a unidade nacional, prosseguindo com uma politica do contra, virulenta e doentia. E injusto quando se escreve "Carrascalao" pois ha mais que um politico com esse apelido, nome diferente e um fosso de diferenca entre principios.

Anónimo disse...

Ve la PSD tem cerca de 8.2% de votos atingidos em 2001, este e mesmo um grande minoria. Nao tem o confianca do povo para governar, entao cria o illusao de Governo de "unidade nacional".

Nem PD nem PSD tem o ganhe o mandato para fazer parte num Governo em Timor, por entanto a solicitar muinto "merdas" em Timor.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.