sexta-feira, maio 04, 2007

Prova em vídeo mostra Ramos Horta a comprar votos

FRENTE REVOLUCIONÁRIA DO TIMOR-LESTE INDEPENDENTE

FRETILIN
Comunicado de imprensa

4 Maio 2007

A FRETILIN irá hoje fornecer à Comissão Nacional de Eleições testemunhos gravados de votantes que dizem ter sido pagos para votarem por José Ramos Horta na primeira volta das eleições presidenciais.

Será entregue à Comissão (CNE) um CD que contém gravações visuais de depoimentos de cinco testemunhas na área de Venilale, distrito de Baucau, que testemunham ter recebido dinheiro para votarem por Ramos Horta e convencer outros a votarem nele também na primeira ronda, a 9 de Abril. A gravação visual também mostra dois votantes a testemunhar que Ramos Horta lhes deu pessoalmente dinheiro em troca dos seus votos.

O Secretário Geral Adjunto da FRETILIN, José Reis, disse hoje que o partido tinha recebido várias alegações de compra de votos por Ramos Horta, mas que ainda não tinham trazido o assunto a público, pois estavam à espera de ter provas concretas onde se apoiar.

"Agora já temos essas provas e queremos isto investigado", disse José Reis. "Vamos enviar o CD à CNE para que eles possam investigar e tomar medidas que pensem ser justas e apropriadas", disse ele.

"Ramos Horta já tinha levantado anteriormente alegações semelhantes contra a FRETILIN, mas não forneceu nenhuma prova para consubstanciar as suas queixas nem apresentou queixas oficiais perante as autoridades.

"As instituições com responsabilidade constitucional e legal para investigar e agir sobre a má conduta eleitoral são o fórum apropriado para levantar tais alegações. É por isso que nós vamos pedir à CNE para investigar os testemunhos documentados sobre a compra de votos por Ramos Horta. Só pedimos e esperamos que a CNE recorra a um processo justo, conforme a lei", acrescentou José Reis.

Recentemente, de modo a atingir o candidato da FRETILIN, Francisco Guterres Lu Olo, Ramos Horta acusou publicamente a FRETILIN de má conduta em Kulau (Suco de Becora), em Díli. Mas depois de ter estado presente numa reunião lá e de ter falado com as pessoas da área a 2 de Maio de 2007, Ramos Horta foi forçado a admitir que não tinha provas que sustentassem a sua queixa.

O jornal diário de Díli, Jornal Diário , reportou a 3 de Maio de 2007 que (tradução directa do Tétum para Português):

"O candidato a Presidente da República, José Ramos Horta, não encontrou provas acerca dos rumores que circularam através do partido ASDT de que algumas pessoas estariam a comprar cartões eleitorais de outras porque as pessoas têm o direito de receber apoio do estado." O relato continuava dizendo: "Ramos Horta trouxe a lume este assunto quando foi ver as condições das pessoas relacionadas com os rumores publicitados pela ASDT de que em Kulau algumas pessoas estavam a comprar cartões eleitorais a outras pessoas mas quando ele chegou ao local não encontrou provas concretas disto..."

José Reis disse: "Se Ramos Horta tem provas, nós desafiamo-lo a apresentá-las às autoridades. Nós temos dito repetidas vezes que provas de má conduta eleitoral deveriam ser apresentadas às autoridades e não deveriam ser usadas como uma arma para esmagar candidatos da oposição."

Para mas informações, contactar:

José Reis, Secretário Geral Adjunto da FRETILIN, tel. (+670) 734 0382 (Dili)
http://www.luolobapresidente.blogspot.com
http://luolo.blogspot.com
http://www.timortruth.com

2 comentários:

Anónimo disse...

Este blog, um dia destes, torna-se um orgão de comunicação partidária da FRETILIN.
Acho extremamente curiosa a forma como são formadas acusações à boca cheia por ambas as partes deste conflito (leia-se 'eleição'), sendo que cada um dos lados acredita piamente no que diz. Se todos estiverem certos, pobre será este país até ser novamente invadido.
Tanto trabalho e tanto esforço (leiam-se 'lobbys') dedicados para acabarmos nisto.
Que democracia esperam vocês para Timor se, aparentemente, nem vocês a querem.
Um dos maiores atentados à democracia é a existência de milícias de civis armados. Isso não vos preocupa? Preocupa-vos mais saber quantas casas tem Ramos Horta? Quantas empresas tem a família de Alkatiri?
Outro atentado à democracia é a corrupção. RH diz que a FRETILIN corrompeu a população por votos. A FRETILIN afirma o mesmo sobre RH. Mas para este blog as acusações de RH são infundadas por não terem fundamento de prova; e as acusações da FRETILIN são justas e adequadas mesmo sem a exigida mostra de provas.
Antes que me levantem a lança, esclareço que sou apartidário. Reconheço em ambos os candidatos qualidades para o cargo a que se propõem. Timor seria um país (quase) perfeito se estes, e outros, timorenses se entendessem.
Não apoiem os partidos. Apoiem as pessoas. Apoiem com um sorriso na cara. Deixem os esgares de violência no baú do passado. Votem.

Anónimo disse...

Mane: nada diz sobre as falsas suspeitas que o Horta levantou (da compra de votos pelo seu rival da Fretilin), mas está todo escamado por a Fretilin ter entregue ao CNE uma queixa fundamentada da compra de votos pelo Horta na 1ª volta.

No mínimo podia acusá-lo de estar a ser cúmplice com quem não só difamou como está a ser acusado de cometer o crime da compra de votos. Pela minha parte condeno o comportamento leviano e irresponsável do Horta, saúdo a frontalidada da Fretilin e fico a aguardar a acção da CNE.

Quanto às milícias de civis armados, (as que até a ONU reconheceu) são as encabeçadas pelo Railós e pelo Reinado e até à data só a Fretilin se manteve firme na exigência da sua captura, desarmamento e resolução pelos tribunais.

Num Estado de Direito - que Timor-Leste é – os conflitos dirimem-se pela lei e não pela força. Se entende que há cidadãos Timorenses que têm empresas a mais aconselho-o a apresentar queixa a quem de direito. Quanto à riqueza do Horta, o que a Fretilin reclamou foi que ele a apresentasse por escrito, tal como Lu-Olo o fez. E nem percebo porque é que o Horta está tão incomodado agora pois que até se gaba de ter entregue tal declaração por escrito ao Sérgio Vieira de Mello – que infelizmente já cá não está para o confirmar. E também nessa altura a apresentação da riqueza não era uma obrigação legal mas tão só moral.

Ser-se membro ou apoiante de um partido ou ser-se apartidário são opções de cada um e todas elas são legítimas. Nas eleições de Quarta-feira vai-se votar em pessoas - Lu-Olo apresenta-se tal como é, militante desde sempre e actual Presidente da Fretilin; Horta diz-se independente mas ainda esta semana esteve no congresso do CNRT…

Eu o mais que me atrevo a desejar é que os Timorenses votem de olhos bem abertos e com a mesma dignidade, persistência e pacificamente como em 9 de Abril.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.