sexta-feira, maio 04, 2007

«Lu Olo» volta a atacar Horta na declaração de rendimentos

Notícias Lusófonas - 03.05.2007

O candidato da Fretilin às eleições presidenciais timorenses, Francisco Guterres "Lu Olo", acusou hoje o seu rival, Ramos-Horta, de estar "a fugir à sua obrigação moral" de apresentar por escrito os seus rendimentos.

"Lu Olo", que a 23 de Abril declarou por escrito todos os seus bens e rendimentos em Timor-Leste, disse que o seu opositor e primeiro-ministro também o deveria fazer, explicando ao povo a totalidade dos seus rendimentos e interesses patrimoniais, económicos e empresariais, incluindo ligações a estrangeiros.

"Ramos-Horta está moralmente obrigado a declarar por escrito os seus interesses de forma a que o povo de Timor-Leste possa efectuar uma decisão com todas as informações sobre quem deverá ser o Presidente da República", afirmou, salientando que ninguém deve escudar-se na inexistência de legislação que obriga à declaração de rendimentos para não o fazer.

Sublinhando "não entender" as razões que levam o seu opositor a não declarar os seus interesses por escrito, Francisco Guterres "Lu Olo" questionou o que tenta "esconder" Ramos-Horta do povo de Timor.

"Estará ele com receio de revelar os seus interesses financeiros por escrito e o povo de Timor-leste chegar a conclusão que está comprometido de alguma forma?", perguntou.

Entre outras coisas, "Lu Olo" diz pretender saber se Ramos-Horta tem interesses num barco que está atracado em Díli, ligado a um empresário australiano - Wayne Thomas - que tem ligações à política australiana.

Durante uma recente conferência de imprensa, concedida na sua residência, José Ramos-Horta explicou verbalmente a origem do seu património e como conseguiu adquirir uma residência em Díli e outra na Austrália, mas o seu adversário exige que o faça por escrito.

A três dias do encerramento da campanha eleitoral, "Lu Olo" sustenta que além de não prestar informações escritas, Ramos-Horta tentou também passar a mensagem de que a sua (de "Lu Olo") declaração não seria correcta e negou "ter uma pensão paga por Portugal ou ser proprietário de uma casa" Na sua declaração escrita, "Lu Olo" disse apenas ter uma casa da família (propriedade colectiva) em Ossu, aldeia natal, e um jipe com um valor aproximado de cinco mil dólares americanos, além do salário de presidente do parlamento nacional. Garantiu não possuir quotas em empresas e qualquer conta bancária, quer em Timor-Leste quer no estrangeiro.

José Ramos-Horta e Francisco Guterres "Lu Olo" disputam a 09 de Maio a segunda volta das presidenciais timorenses, e o próximo chefe de Estado, que sucederá a Xanana Gusmão, tomará posse a 20 de Maio.

2 comentários:

Anónimo disse...

Jose Horta disse na Australia temos muitas testamunhas ele esta comprometido e tem vendido Timor Leste e sera loucura se porem para altos cargos.

Anónimo disse...

O LU OLO TUDO DECLAROU
E VE-SE QUE TESO ESTA
RAMOS HORTA NAO MOSTROU
RIQUEZA ESCONDIDA, QUICA?

EM OSSU POBRE PALAPA TEM
O CANDIDATO A PRESIDENTE
MANSAO NA AREIA BRANCA, BEM,
E DO HORTA, NATURALMENTE!

E POR ISSO O BIGODACA
QUER QUE SEU OPOSITOR
PONHA TUDO NA PRACA
PARA MOSTRAR AO TIMOR

MOSTRA TUA GRANDE RIQUEZA
QUE GANHASTE OU FANASTE
NOSSO TIMOR COM TRISTEZA
QUER VER QUANTO GUARDASTE

SE HONESTO ES OH HORTA
NAO HA NADA A TEMER
TIRA FORA DA TUA PORTA
TUDO QUE LU OLO QUER VER!

TESO DUMA FIGA

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.