sexta-feira, abril 13, 2007

Urnas abertas de madrugada na CNE preocupam Fretilin

Díli, 12 Abr (Lusa) - O secretário-geral da Fretilin, Mari Alkatiri, afirmou hoje que o seu partido está preocupado com a abertura de urnas sem a presença de fiscais na Comissão Nacional de Eleições (CNE) na noite de quarta-feira.

"Nós fomos imediatamente alertados e enviámos gente nossa para estar ali", declarou o secretário-geral da Fretilin durante a conferência de imprensa realizada às 11:00 (03:00 em Lisboa).

"Achamos extremamente estranha a atitude de alguns (funcionários) internacionais, na ausência do STAE e dos membros da CNE, andarem por aí a rebiscar os votos que chegaram dos distritos".

O STAE, Secretariado Técnico de Administração Eleitoral, dependente do Governo, e a CNE são os dois órgãos directamente envolvidos no organização das eleições presidenciais de 09 de Abril e no apuramento dos resultados.

Mari Alkatiri referia-se à existência de urnas abertas na sede da CNE, já depois da meia-noite de quarta-feira.

A Lusa constatou no local, pouco antes da 01:00 de hoje, que havia cinco urnas abertas dentro da sala de escrutínio da CNE, relativas ao distrito de Díli.

Dois observadores e três fiscais eleitorais da Fretilin tentavam obter esclarecimentos directamente junto dos funcionários da CNE que faziam a revisão dos votos.

"Vocês abriram as urnas sem autorização, sem a presença dos comissários", acusou Filomena de Almeida, directora-adjunta da Comissão Nacional de Gestão de Eleições da Fretilin.
"Eles estão a separar boletins de voto para serem vistos amanhã de manhã", respondeu um dos funcionários da CNE.

"Veja, isto não são votos, são actas!", explicou o mesmo funcionário, numa discussão em inglês que foi subindo de tom.

"Não somos estúpidos!", repetia a observadora da Fretilin.

"Não se vão safar desta! Estão a abrir envelopes que só deviam ser abertos amanhã", acrescentou.

"Um comissário esteve aqui quando abriram as urnas", insistiu outro funcionário da CNE.

"Tente compreender, madame: se nós quiséssemos fazer alguma coisa (de errado), não o faríamos com a porta aberta e uma parede de vidro", como a que permite que qualquer pessoa que entre na CNE veja o que está a ser feito na sala de tratamento dos votos, acrescentou.

Contactado hoje de manhã pela Lusa, o presidente da CNE, Faustino Cardoso, insistiu que "não houve nenhuma irregularidade com o processo de tratamento dos votos" que vão chegando dos distritos à sede da Comissão.

PRM-Lusa/Fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.