sexta-feira, abril 13, 2007

Durão Barroso congratula-se com votação ordeira e pacífica


Bruxelas, 12 Abr (Lusa) - O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, congratulou hoje pela forma "ordeira e pacífica" como decorreu a primeira volta das eleições presidenciais em Timor-leste, e incentivou os timorenses a actuar da mesma forma os próximos actos eleitorais.
"Fiquei impressionado pela forma ordeira e pacífica como longas bichas de pessoas esperaram pela sua vez para votarem e espero que esta calma se mantenha", disse José Manuel Durão Barroso numa declaração à Agência Lusa.

A Comissão Europeia considera que as eleições presidenciais que serão seguidas por outras, legislativas, no final de Junho, como "um passo fundamental" no processo de consolidação da democracia em Timor-Leste e das instituições do país.

Durão Barroso salientou o "forte empenhamento" à democracia demonstrada mais uma vez pelos timorenses neste primeiro acto eleitoral organizado pelas instituições do país.
Uma missão da UE, com 35 elementos, chefiada pelo eurodeputado espanhol Pómez-Ruiz encontra-se em Timor-Leste, como observadora das eleições, no que é acompanhada por uma equipa de observadores do Parlamento Europeu.

Uma contagem ainda provisória dos votos das presidenciais em Timor-Leste indica o candidato da Fretilin, Francisco Guterres "Lu- Olo", como o mais votado, seguido de José Ramos-Horta.
A confirmarem-se estes resultados, ambos disputarão a segunda volta das presidenciais no próximo mês.

FPB-Lusa/Fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.