sexta-feira, abril 13, 2007

Horta bem posicionado para enfrentar "Lu Olo"

Jornal de Notícias - Quinta-feira, 12 de Abril de 2007
Orlando Castro

Francisco "Lu Olo" Guterres , candidato apoiado pela Fretilin, assegurou a passagem à segunda volta das presidenciais em Timor-Leste, dia 9 de Maio, faltando apenas saber se enfrentará Ramos-Horta ou Francisco "Lasama" Araújo, que estão separados por 14 mil votos quando estão contados 357 766 para um universo de 522 933 eleitores, calculando-se que cerca de 150 mil não tenham votado.

Mas a aparente calma em Díli não esconde o clima de tensão política resultante do protesto, por alegadas intimidações no interior do país, apresentado por cinco dos oito candidatos ao presidente Xanana Gusmão, à Comissão Nacional Eleitoral e à ONU, e no qual pedem a suspensão da contagem de votos.

O razoabilidade do protesto é confirmada pelo relatório preliminar da Missão de Observação Eleitoral da União Europeia (MOE-UE), que salienta "lacunas significativas, episódios graves, insuficiências e dúvidas" no processo das eleições presidenciais de segunda-feira. Os observadores europeus afirmam que "diversos funcionários da Administração Local, dominada pelo partido no poder, foram vistos numa ou noutra ocasião a apoiar os comícios da Fretilin".

As críticas do relatório contrastam com as afirmações feitas em Bruxelas pela comissária europeia das Relações Externas, Benita Ferrero-Waldner, que citando o chefe dos observadores da UE, Javier Pomes Ruiz ,diz que as eleições foram "justas e livres".

Também a missão de observadores japoneses considera "livres e justas" as eleições e aplaude as autoridades pela forma como organizaram o escrutínio.

Por sua vez, Mari Alkatiri, ex-primeiro-ministro e secretário-geral da Fretilin, considera que as eleições decorreram com normalidade, rejeitando as acusações de manipulação de resultados e considerando "muito infantil" a queixa apresentada por cinco candidatos. "Fomos acusados de que não iríamos aceitar os resultados. Mas o que tivemos foi o porta-voz da CNE a provocar, anunciando apenas os resultados a favor do Ramos-Horta e de Lasama", diz Alkatiri, acrescentando que está optimista quanto à vitória de "Lu Olo"na segunda volta, bem como da Fretilin nas legislativas que terão lugar no próximo dia 30 de Junho.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.