sábado, setembro 23, 2006

Ramos Horta admite pedir reforço do contingente da GNR portuguesa

Notícias Lusófonas
22.09.2006

O primeiro-ministro timorense, José Ramos Horta, admitiu hoje a possibilidade de pedir o reforço da presença do contingente da GNR portuguesa, se o Conselho de Segurança da ONU não enviar tropas para Timor-Leste.

Em declarações à Rádio Renascença, Ramos Horta adiantou que, caso as Nações Unidas optem por não enviar soldados para Timor-Leste, o seu Governo poderá pedir a duplicação dos elementos da GNR no país, garantindo desde já o apoio da Austrália a esta pretensão.

A possibilidade de duplicação dos actuais 127 elementos do Grupo de Operações Especiais da GNR deverá ser tema de discussão entre Ramos Horta e o ministro da Administração Interna português, quando este visitar Timor-Leste na próxima semana.

A Agência Lusa contactou o gabinete de António Costa para saber da reacção do Governo português a essa hipótese, mas uma fonte do seu gabinete limitou-se a dizer que, nesta altura, "não há qualquer declaração a fazer sobre o assunto".

O ministro António Costa chegará a Díli na quarta-feira para uma visita de três dias às forças da GNR e da PSP actualmente em Timor- Leste.

António Costa será acompanhado pelo comandante-geral da GNR, general Mourato Nunes, e pelo director nacional da PSP, Orlando Romano.

Além de uma reunião com o primeiro-ministro, José Ramos Horta, o ministro português deverá encontrar-se com o Presidente timorense, Xanana Gusmão.

O Conselho de Segurança da ONU vai discutir no final de Outubro a situação timorense e nessa altura deverá decidir se envia ou não uma missão militar para Timor-Leste.

Na sua resolução 1704, aprovada a 25 de Agosto, o Conselho de Segurança estabeleceu uma missão de acompanhamento, a Missão Integrada das Nações Unidas em Timor-Leste (UNMIT) por um período inicial de seis meses e que inclui até 1608 agentes policiais e 34 militares de ligação e administrativos.

A possibilidade de rever a quantidade de militares e a natureza da missão é contemplada no texto da resolução que pede ao secretário-geral que faça chegar as suas recomendações ao Conselho de Segurança até 25 de Outubro.

O até agora representante especial do secretário-geral da ONU em Timor-Leste, o japonês Sukehiro Hasegawa, disse hoje, pouco antes de deixar aquele país, que a situação de segurança em Díli é "muito frágil e volátil".

"O Conselho de Segurança decidiu na sua resolução 1704 estabelecer uma nova missão, a qual, considero, tem a oportunidade de dar um contributo significativo para reconstruir esta sociedade, algo fracturada", explicou o diplomata japonês na sua última conferência de imprensa na capital timorense.

Em Maio, as autoridades timorenses pediram a intervenção de uma força policial e militar a Portugal, Austrália, Nova Zelândia e Malásia para pôr termo à violência no país, que provocou três dezenas de mortos e cerca de 180 mil deslocados.

Os efectivos da GNR e da polícia malaia presentes em Timor- Leste passaram a integrar a força policial da ONU, sob comando do comissário português Antero Lopes, nos termos da resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.