sábado, setembro 23, 2006

De uma leitora

A luta que a oposição escolheu, pode ser muita coisa, mas não é uma luta entre a democracia e totalitarismo. É antes uma luta contra a democracia e que tornou Timor-Leste mais fraco, mais isolado e muito mais vulnerável.

Margarida

19 comentários:

Anónimo disse...

Margarida
O melhor eh nao levantares muito a bola. Nao percebes raspas da luta que se trava em Timor. Isto eh uma luta entre os vampiros de maputo e sua camarilha e timorenses que querem que Timor-Leste seja de todos e nao so deles e da tal camarilha. Os Xulos e as Xulas tem que ser tratados apropriadamente. Se eh verdade o que dizem, isto eh, que Margarida esta do outro lado do mundo e confia muito na sua parceira Malae Azul que esta la para as bandas de Timor-leste, entao o melhor eh nao piar, porque se o fizer, pecara por imprecisao.

Anónimo disse...

A imprecisão é dizer que há oposição em Timor!
Podemos antes falar de um grupo de pessoas ignorantes e sempre ao serviço de "interesses" pouco claros!
Uma coisa é certa são pessoas "especiais" até pegam em armas ou bombas se necessário.

Anónimo disse...

A oposicao soh pode existir se houver um partido no poder a reconhecer os seus direitos. mas a fretilin, eh uma frente totalitaria. nao respeita nada nem ninguem.se convenceu que soh eles e que identificam-se com a nacao.
era bom alguem para escrever uma historia sobre eles em dili durante o tempo indonesio. de que lado estavam? todos pela independencia? mentira! queriam tacho. tiveram tachos! outros traficaram diamantes. agora eles sao herois e distribuidores de armas para matar a oposicao. se nao havia oposicao nao era preciso mandar matar eles.

Anónimo disse...

Essa historia de totalitarismos ja vem desde 1975 e na diaspora. Quem eh que ja esqueceu que a Fretilin sempre, e digo sempre se autodenominou como o UNICO E LEGITIMO REPRESENTANTE DE TIMOR? Em Portugal, Mocambpique, Australia e seja la por ondem eles andavam. Nao havia mais timorenses senao os da Fretilin. A mentalidade de que Timor era a Fretilin e vice-versa. Por alguma razao a Convergencia Nacionalista(CN) nunca resultou em Portugal durante os anos de resistencia. Foi criada devido `as grandes dificuldades vividas pela resistencia armada no interior de Timor mas os grandes politicos na diaspora, sempre agarrados `a mentalidade de unica e legitima representatividade da fretilin, asseguraram que a CN nao seria nada mais do que mais uma "promessa' da unidade dos timorenses contra um inimigo comum. Era um nome bonito mas nunca resultava na practica.

Anónimo disse...

Uma pessoa ouve por aqui cada disparate… tão depressa dizem que só há oposição quando quem está no poder “reconhece os seus direitos”, como logo depois acusam a Fretilin de ter açambarcado a oposição no período da ocupação. Como se além da Fretilin nos 24 anos de ocupação houvesse mais alguma oposição organizada e como se o ocupante tivesse reconhecido à Fretilin qualquer direito, que não fosse a perseguição, prisão, tortura e morte!

Anónimo disse...

Oh Margaridinha (ou camarilha do PCP... e satélites do ex-PM RDTL...), confesso que nunca tive nenhuma questão com a FRETILIN, muito pelo contrário achava-a por natureza, uma Frente da luta pela independência de Timor-Leste.

Que me lembre foi necessário, clandestina e oficialmente, fazer sair de Timor-Leste "ordens claras" no sentido do "comando" da luta ser feito de dentro para fora e não o inverso... que durante anos não resultou; que durante anos serviu apenas para o acelerado aniquilamento da resistência em Timor-Leste.

Foi escrito que o pessoal do lado de fora não se entendia e agremiando isso a uma necessidade de mudança de estratégia em consonância, recebram e calaram - pois assim tinha que ser que outra coisa pouco faziam a maioria dos senhores que andavam no exterior! É mentira?

Houve um senhor, nessa altura, que após a única tomada "consciente" de posição na mudança estratégica feita no interior (no mato, naqueles que precisavam de ajuda e tal não recebiam de quem deveria estar a trabalhar para tal...), houve um senhor que comunicou "oficialmente" estar disponível para "servir" a nova estratégia. E assim foi. Que se saiba, "oficialmente", mais nenhum manifestou tal propósito a tal nível, pois não?

A partir da necessidade de mudança de estratégia tudo se encaminhou, por lento que fosse, para o que TODOS ansiavam!

A preparação da luta para a visita que não se realizou dos parlamentares portugueses, com as conhecidas consequências...; a aposta na juventude que "foi orientada" para estudar na Indonésia com vista a "minar" e em conjunto com movimentos de estudantes, cívicos e outros...; as acções sobre as embaixadas em Jakarta...; TODO o formigueiro necessário não foi política nem estratégia da FRETILIN... foi-o de todos os que nele participaram com vista a conseguirem chamar a atenção do MUNDO para o que decorria em Timor-Leste e o aniquilamento de um Povo!

Estão a estragar tudo isso agora?

Anónimo disse...

Mas de facto além da Fretilin nos 24 anos de ocupação não houve mais nenhuma oposição organizada.

Anónimo disse...

"Mas de facto além da Fretilin nos 24 anos de ocupação não houve mais nenhuma oposição organizada."


Diz a Tamagoshi do alto do seu profundo conhecimento das questões de Timor, que acompanha escrupulosamente desde 1975.

É preciso ter lata.

Olhe lá, e quanto às FARC? Nada?

Anónimo disse...

Onde e com quem descobriu essa? voce e uma fanatica que nao interessa nem ao Menino Jesus! Pobre Fretilin com gente da sua especie a defender os interesses deles!

Anónimo disse...

Francamente, ate nem a propria Fretilin teria coragem de dizer que eram os unicos organizados da resistencia. Esta senhora e de tal maneira ignorante e fanatica das esquerdas que ate merece que tenhamos pena do seu atrazo mental.
Pessoas como voce e que so estragam e impedem toda a possibilidade de uma verdadeira democracia em Timor. Margarida cale-se pois em Timor nao precisamode gente como voce.

Anónimo disse...

Organizada, durante os 24 anos de resistência, somente a Fretilin. É mesmo o único partido que pode dizer isso. A UDT pediu a integração, os outros só se formaram depois do referendo.

Digam o que disserem esta é a verdade, a verdade dói, por isso alguns há que me querem calar. Mas esta é a verdade.

A Fretilin foi á única força organizada que durante os 24 anos, no interior e no exterior, lutou pela libertação da sua pátria e do seu povo e por isso alguns não lhe perdoam mas é também a razão porque a imensa maioria dos Timorenses a tem no coração, a segue e a respeita.

Anónimo disse...

Por muito que custe a muita gente, a Margarida tem razão quando afirma que "A FRETILIN FOI A ÚNICA FORÇA ORGANIZADA QUE DURANTE OS 24 ANOS, NO INTERIOR E NO EXTERIOR, LUTOU PELA LIBERTAÇÃO DA SUA PÁTRIA E DO SEU POVO."
Não é preciso ser da Fretilin para dizer isto, basta conhecer a história. E a história é o que é, não muda por muito que a tentem negar. A par da Fretilin, e enquanto força organizada, só podemos colocar a luta das Falintil no interior de Timor-Leste. As próprias organizações da resistência estudantil foram surgindo e sofrendo transformações ao longo dos 24 anos de luta.

AL

Anónimo disse...

Organizados, mas tao desorganizados que se nao fosse o referendo de 30 de Agosto de 1999,onde todos os desorganizados votaram estariam todos a comer plancton no mar juntamente com os peixinhos.

Anónimo disse...

Mas a Fretilin NUNCA escondeu que a sua força e legitimidade é a força que os Timorenses lhe dão, pois não? Nem nunca se armou em superior aos Timorenses, pois não? Se alguns Timorenses são desorganizados, não são todos. Os Timorenses são como nós, como qualquer povo do mundo. Têm as suas virtudes e defeitos, há uns melhores, outros piores. Para mim têm a grande virtude de serem resistentes, perseverantes. E a Fretilin tem a grande virtude de procurar servir os Timorenses, de procurar acertar, de procurar aprender como melhor os servir.

Anónimo disse...

Tem tambem a irtude de saber distribuir armas paraliquidar os rivais, nao esquecendo a virtude de saber fazr pasar gato por lebre, e a irtude servir os timorenses tao bem que distribuem dinheiro falso para os trazer as manifestacoes deixando-os depois de barriga vazia. Que ideia, naotem a mania que sao superioes, so pensam que os timorenses sao supermin e que epreciso ensina-los a srem todos vermelhos.

Anónimo disse...

Mas quem foi apanhado com armas foi o Alfredo e dos seus boys, e quem anda também fugido à justiça é o Railós. E estes são os amifgos do Xanana e do Alkatiri que como sabe, com os bispos e outros da mesma laia discutiram como remover o governo da Fretilin, ILEGALMENTE e o Xanana até deu ordens para o ataque à casa do Brigadeiro-General. E quem concordou com os Australianos, à revelia do Governo, o acantonamento das F-FDTL foi o Horta e o Xanana. E depois de os terem aí a proteger-lhes as costas deixaram que fossem incendiadas mais de mil casas em Dili, deixaram que tribunais, ministérios e armazéns do Governo fossem pilhados e destruídos e deixam ainda hoje que apedrejem os campos de deslocados. De quase 200,000 deslocados. Não acha isto no mínimo uma BARBARIDADE?

Anónimo disse...

Lá está ela a distorcer as coisas para levar a água ao seu moínho.

Mas então quem mandou distribuir as armas da polícia de fronteira ao Railós?
Já não se lembra?
O próprio RL declarou na televisão.
E o Comandante da polícia de fronteira confirmou, certo?
Os tais "pisteiros", diz-lhe alguma coisa?
Já se esqueceu ou está a distorcer de propósito?

Ainda anteontem, aqui neste blog, você chamou traidor ao Railós, lembra-se?

É traidor quem se compromete com uma causa e depois a renega, certo?
Que foi que ele renegou?
A tarefa que o incumbiram quando lhe distribuiram as armas, certo?
E qual foi essa tarefa?
Ele explicou-a não explicou?
E mostrou as ordens que recebeu no telemóvel, não foi?
E o número de telemóvel era o do RL, certo?
Você chamou-o de traidor porque ele não cumpriu a missão a que se comprometera com o RL, certo?
E vamos ver se foi só com o RL que ele se comprometeu.
Que Alkatiri confessou ter falado com ele no congresso, já sabemos.
Que o Railós era o responsável pela segurança no congresso também Alkatiri confirmou.
E que por alturas do congresso ele já tinha as armas também é certo.

Citando-a: "Não acha isto no mínimo uma BARBARIDADE?"

Anónimo disse...

Anonimo, Segunda-feira, Setembro 25, 2006 5:43:12 AM

I think it is important not to jump into conclusions in regards to RL. Rather than jumping to conclusions we need to respect the Judicial process and allow all accusations against Rogerio Lobato to be resolved within the boundaries of our Justice system.

I don’t think the case against Rogerio Lobato is substantive. There are unquestionable anomalies in the Four Corners report.

1. Rai Los appeared on the Four Corners report at the home of a prominent family who are ardent opposition the F.
2. The involvement of Paulo Martins in distributing guns in Aileu raises the issue of wether the Police were complicit in the attempted overthrow of the Alkatiri led Government. Was the commander of the Border Police Unit part of a conspiracy to overthrow the Government?
3. Rai Los handed 17 weapons in Liquica when the Four Corners report presented evidence from the Border patrol unit as having distributed 30 guns. Horta and the Bishop were there in the handover ceremony cant they count?
4. A letter from Rai Los to the President stated only 18 guns see below extract (from Four Corners report go to abc website).
I. HK33 GUNS (18 in total) serial number as per following.
II. Uniforms – trousers (31), Shirt (28), Caps (31), Shoes (31), belts (31)
III. Transportation - 1 x Toyota Pick-up (Blue), 1 x Nissan Pick-up (Red)
IV. Communication – mobile phones
5. Rai Los has fled to the mountains a day after his allegations made in the Four Corners report were brought into disrepute by the Dateline report, raising questions of the credibility of his allegations. Why should Rai Los flee to the mountains of Timor?
6. Coincidentally Alfredo fled to the Mountains the same day the Dateline report by David O’Shea and Martinkus was to be shown, raising suspicions on Alfredo and Rai Los and raises questons as to whether they were involved in a larger conspiracy that may have orchestrated all these allegations and the crisis.

A court hearing will hear the story presented by R Lobato and any evidence he may have and also that presented by the PG’s office.

As for Mari the allegations so far is a joke.

Anónimo disse...

Anónimo deSegunda-feira, Setembro 25, 2006 11:00:17 AM

O RL não confirmou perante as câmaras que mandou distribuir isso tudo ao Railós, para fazer de "pisteiro"?

As HK33 não são da polícia de fronteira?

Então?
Acha que o RL fazia tudo isto sem o Alkatiri sequer desconfiar?
Quem autorizava essas despesas?
Estamos a brincar, não?

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.