sábado, setembro 23, 2006

De um leitor

"João Gonçalves receia que Mascarenhas Monteiro não seja aceite entre os timorenses por o identificarem com o tradicional apoio histórico dos movimentos de libertação africanos à FRETILIN"

João Gonçalves deve ser pessoa mui exigente e difícil de contentar, pois dá-se ao luxo de rejeitar um dos melhores amigos de Timor na comunidade internacional.

O fanatismo é tal que o impede de ver que Mascarenhas Monteiro não tem nada que ver com "movimentos de libertação africanos"

Ainda o homem não embarcou e já lhe estão a fazer a cama. Ai, que saudades do "imparcial" Hasegawa! Porque será?

H. Correia.



Folgo em ver que as exigências iniciais da "Justiça e Paz" (ex: dissolução ou limitação dos poderes do PN, demissão do Governo)foram trocadas por outras bem mais inofensivas, que aliás já estavam determinadas, como a organização das eleiçoes pela ONU. Assim, não foi nada difícil a concordância de Ramos Horta.

Resta saber o que é isso de "Painel Especial" para "julgar os autores morais e materiais da violência registada em Abril e Maio", sabendo que só os tribunais têm poderes para julgar cidadãos.

Quanto ao resto, nada de novo. A exigência de "demissão" do Governo definhou e foi transformada em mera "remodelação". Mas a remodelação que a "Justiça e Paz" deveria fazer urgentemente é a da sua própria "associação", como agora se intitula.

Queria fazer uma chamada de atenção ao amigo Lobão, para deixar de usar essa expressão "abandonou a cadeia de comando das forças armadas". Reinado é simplesmente um desertor e a única cadeia que ele abandonou foi a de Becora.

H. Correia.
.

25 comentários:

Anónimo disse...

Ei, joao goncalces vendedor de pao voces e quen tem receio, porque a verdade vai sair. os paises africanos da CDLP sempre ajudaram Timor, e voce o que e que fizeste para timor ao longo destes anos nada, seu opurtunista, vigarista. Eu te conheco bem.

Anónimo disse...

coitadinho desgrasado oportunista joao gonsalves que na vida dele nunca ligou ao sofrimento do povo maubere durante 24 anos de luta, depois de referendum este e os seus companheiros oportunistas e assasinios tornaram-se uma camada de cegos palhasados politicos com apoio do assasinio xanana e reacionario ramos horta.
o oportunista joao gonsalves foi madado pelo seu padrao xanana e os outros para rejeitarem do proximo representante do SG de ONU o sr. mascarenha.
se for americanos or australianos ja teriam sido aceitado. Estes camadas de oportunistas vigaristas tentam destruir a fretilin para no fim eles puderem roubar o dineiro do estado.

Anónimo disse...

A maior parte dos timorenses conhece muito pouco sobre a história dos apoios que os PALOP davam à Fretilin (na época em que Samora Machel dava um orçamento gordo aos dirigentes da Fretilin que viviam em Moçambique, e que alguns deles esbanjavam a viver "à grande e a francesa"). E Mascaranhas Monteiro distinguiu-se precisamente por ter sido uma figura importante na democratização do seu país na época em que se fez a transição da ditadura de partido único marxista-leninista herdada de 1975 para o sistema multipartidário onde as pessoas são livres de se organizarem politicamente como quiserem. ´
Os partidos da oposição em Timor também têm que aprender que estar na oposição não significa "ser do contra" só pelo prazer de ser do contra, e que é preciso ter uma postura construtiva, e não um paroquialismo de horizontes limitados e de olhos fechados para o mundo. Deveriam ficar contentes por ter uma individualidade prestigiada de um país da CPLP a representar a ONU, já que neste momento isso pode ajudar a fazer aparecer algum equilíbrio contra as tendências hegemónicas da Austrália. Ou ainda não perceberam que Timor-Leste é hoje um país muito menos independente do que era há uns oito meses atrás?
Como os timorenses não conhecem a história desses apoios ao partido Fretilin, nem a história recente dos PALOP, só poderiam vir a ter reservas em relação a Mascarenhas Monteiro se o senhor João Gonçalves fizesse algum tipo de campanha para pôr as pessoas contra ele. Talvez pudesse arregimentar também para a campanha a Frente Nacional de "Justiça e Paz" que era para termos mais uma vez a população a fugir para a montanha de colchão às costas e putos estúpidos a atirarem pedras a quem viesse defender as qualidades do homem em público...

Anónimo disse...

A introdução do seu “discurso” é que não está correcta, favor de pesquisar um pouco mais antes de dizer asneiras desse tamanho, anonimo das 03:27:22
Quanto ao resto acho-o sensato! Os nossos compatriotas como João Gonçalves, são da oposição para serem contra tudo, poruqe não têm sequer ideias construtivas quanto mais de estado. É por eles que o partdo no poder tem culpas de tudo quer faça bem quer faça mal, porque não há alternativas credíveis na oposisi.
Senhor João Gonçalves devia ponderar um pouco mais antes de mandar as suas asneiradas. Primeiro porque o conhecemos na sua caminhada de Timor a Brisbane passando por Melbourne ou pensa que somos cegos e mudos poruqe não temos oportunidade de falar em público? Segundo, també conhecemos bem o senhor João Gonçalves do tempo das euforias iniciais do pós 99 quando se pensava que viria a fincar como o MNE de Timor-Leste. Desiludiu-se e foi graças á FRETILIN que a pessoas sem escrúpulos como ele não lhe foi dada oportunidade para esbanjar mais um milhão de dólares americanos como as esbanjou, como quem fosse ao mercado de Comoro, em tractores.

Anónimo disse...

O que sabemos e que deputados da PSD tambem andaram armados ai durante esta crise. Tao superiores eles pensam que sao.

Anónimo disse...

Incrivel como a oposição em Timor nada mais faz do que se posicionar de forma inconsistente e rídicula e sempre de acordo com os interesses do governo australiano, indonésio e americano.

Coincidências ou financiamentos?

Anónimo disse...

Hasegawa, o responsável máximo das Nações Unidas em Timor é evidentemente também o responsável máximo do falhanço absoluto das Nações Unidas em Timor.

Sem Hasegawa cai um dos pilares que alimentaram e sustentaram a "crise" actual.

É compreensivel que haja manifestações de "preocupação" com a sua saída e com a sua substituição por um homem com uma formação que o levou a Presidente de um Supremo Tribunal e a Presidente da República.

Vai ser mais dificil continuar a violar a lei de forma grosseira e os relatórios que chegarão ao Conselho de Segurança das Nações Unidas já não serão concerteza similares aos dos enviados sobre a formação de sucesso da PNTL.

Mascarenhas incomadará os ditos "politicos" de Timor mas será sem dúvida actualmente a única esperança do povo timorense!

Anónimo disse...

"Justiça e Paz": Associação???

Legalizada por quem?!

Anónimo disse...

"secretário-geral da Frente Nacional para a Justiça e Paz (FNJP)" - extracto de uma notícia da Lusa.

A Lusa já averiguou sobre se a dita Frente foi constituída de acordo com a lei e se tem estatutos ou se aquilo a que chama secretário-geral foi eleito???!!!

Por esta ausência de profissionalismo e rigor de informação Eduardo Lobão não é um jornalista da Lusa mas sim o Secretário-Geral da Lusa em Timor!

Anónimo disse...

Mascarenhas Monteiro e caboverdeano mas nao e do paigc. Sera que a fretilin vai gostar dele?
Para a frente so serve quem aldraba como eles. O Joao Goncalves falhou por desconhecimento.
Tambem a d. margarida diz muita bacorada e ninguem a leva a mal...

Anónimo disse...

A fretilin n~ao tem mais ninguem? soh sobra a margarida para defender a ideologia do partido? Est~ao mal!

Anónimo disse...

Ao anónimo das 2006 7:36:13 PM:

Nas próximas eleições, quando o povo voltar de novo a dizer o que pensa, saberemos quem está ao lado da Fretilin!
Os aprendizes de políticos, de agitadores e de golpistass esquecem-se que o povo timorense é muito sábio. Pode ser pobre, não ter ido à escola e não conhecer os restaurantes de Dili, mas tem uma sabedoria muito profunda que vê para além dos oportunismos dos políticos.

AL

Anónimo disse...

Concordo plenamente e absolutamente com o H.Correia. obão também contribuiu para a golpada quando foi ele através da Agência LUSA a servir de porta-voz de Reinado e de Salsinha. Lobão fez o trabalho da intimidação interna através dos jornais que publicam diariamente as suas noticias cá em Dili e promoveu um ambiente internacional de desgraça nacional.

Lobão não gosta de ninguém, não respeita ninguém e até escreve notícias sobre a sua própria mulher - boa senhora temos de dizer.

Portanto, quando ele diz que Reinado "abandonou" é mais um passo para a frente na defesa dos amigos.

Lobão lançou na sombra um jornal com a ajuda de um antigo adido de imprensa da embaixada portuguesa para atacar as politicas do anterior governo. O jornal morreu com o rabo entalado e Lobão perdeu a face. A partir dai foi um fartote de mentiradas publicadas por todo o lado. Só a LUSA em Lisboa é que parece não ver ou então o senhor Lobão sumpre bem as determinações superiores.

É pena, muita pena que assim seja. Timor está farta de "lobões" e de "joões"...

Anónimo disse...

Estes propagandistas, simpatisantes e amigos da fretilin so vem este partido como a unica alternativa. So gostam de paises de um partido onde os deputados mais parecem palhacos movimentados pelo cartao do Lou Olo e pela batuta de mari. Tudo o que e critica ao partido no poder e considerado nao construtivo, ignorado pelo parlamento que e dominado pelos criados do Mari.
Se o Sr. Joao Goncalves tem duvidas quanto a este cvaboverdiano julgo que deve ter algumas razoes para isso pois Timor tem sido governado pelos grandes do Maputo on de o mari recebe as ordens e onde ainda tam a sua loja.

Anónimo disse...

sobre os jornais acho bom que se fale de quem recebeu dinheiro do governo... para o semanario... todos os meses!so falava bem do governo.. dos patroes!

Anónimo disse...

Todos os ministros e deputados de Timor-Leste são Timorenses. Nem podia ser de outro modo. Mas parece que por aqui até há quem nem se importava muito de ser governado pelos anglo-saxónicos. Que tristeza! Querem mandar assim pela pia abaixo os esforços e sacrifícios de tantos Timorenses? Para proveito dos anglo-saxónicos? Shame on you!

Anónimo disse...

Talvez nao fosse de todo um ideia. Pelo menos nao teriamos a vergonha e alguns lusitanos que e vendem por tuta e meia e vao ao mercado discutir tostoes com o pobre vendedor de hortalicas.

Anónimo disse...

Só consegue mesmo imaginar os Timorenses a viver dos tostões que podem sacar a uns ou a outros. Não acredita que Timor-Leste tem potencialidades - e gente, muita gente nova, muita criançada - para que com educações e opostunidades de emprego, que os seus ricos recursos naturais lhe dão, para dar um futuro diferente para os seus, pois não? Mas se já está velho para acreditar nisso, deixe que quem tem força e sangue na guerra o faça. Mas com certeza que a condição essencial é serem os Timorenses a mandar na sua terra.

Anónimo disse...

"deixe que quem tem força e sangue na guerra o faça."

Esta Tamagoshi está tão contaminada pela doutrina Alkatiri que até comete erros sintáticos de simpatia.

Sangue na guerra? hummm

Ou queria dizer: "Se a FRETILIN perder haverá um banho de sangue"?

Não lhe chega o sangue que a escumalha da sua cor fez derramar nos seus próprios países onde se impuseram pela força das armas e do terror?

Ou foi contaminação por causa da visita dos seus amigos das FARC?

Anónimo disse...

At least on the judiciary matters this Japanese guy expressed correctly.

“If I can identify a second area, which is perhaps a frustrating area, it is the [slow] building up of capacity of the Judiciary. I think this is due to the very low level of capacity that existed when this country became independent. And also there was a high level of expectation that national judges, prosecutors, and defence lawyers could indeed perform. Therefore, in my recent discussions with judges and prosecutors – national and international – I have stressed the importance of their not only acquiring the necessary knowledge and skills but also maintaining their own integrity. I believe and I am confident that the national judges, and prosecutors, and defence lawyers can handle most of the ordinary crimes. It is cases that are of a highly political nature that pose a major challenge to them. Therefore, I find it quite logical and reasonable that the international judicial personnel are brought in to assist this country during this transitional period.”

Now those people like Aderito de Jesus, Lucia Lobato, Joao Gonçalves, Cecilio Caminho, etc, terribly suggested to reform the judiciary system to disallow the international judicial personnel to assist TL.

I doubt very much on the capability of those people. Aderito who is well educated in the USA in many occasions made statement looks idiot. I suspect this guy is very much manipulated and influenced. Very sad ha…

Anónimo disse...

good point anynomous Segunda-feira, Setembro 25, 2006 10:11:16 AM

Another reason why these individuals should look at how they should improve their own capacity including their own political parties rather always wanting to criticise FRETILIN.

Very weak opposition.

Anónimo disse...

Claro que o que quis dizer era sangue na guelra, isto é força, frescura, energia. É disso que Timor-Leste precisa, de gente que defenda os seus interesses com muita força e entusiasmo.

Anónimo disse...

São os tais erros de simpatia.

De tão imbuída, lá fugiu o dedo para a verdade.

O subconsciente prega destas partidas às vezes.

Anónimo disse...

Mascarenhas Monteiro não é do PAICV, mas do MDP.
É um grande homem vai fazer um bom trabalho em Timor!

Anónimo disse...

"Queria fazer uma chamada de atenção ao amigo Lobão, para deixar de usar essa expressão "abandonou a cadeia de comando das forças armadas". Reinado é simplesmente um desertor e a única cadeia que ele abandonou foi a de Becora."
Gostei mesmo de ler este escrito!! Parabéns sr.H. Correia.
Fítun Taci

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.