quinta-feira, setembro 14, 2006

Os tílulos das notícias da RTTL

Tradução da Margarida.

Unotil
11-09-2006

Os lamentos dos deslocados do Aeroporto sobre as Forças Internacionais e o PM Horta

Representantes dos deslocados do aeroporto encontraram-se no Parlamento Nacional na Segunda-feira para protestar contra as acções das forças Australianas que conforme relatos invadiram os seus campos e prenderam e agrediram alguns deslocados incluindo alguns guardas de segurança. Falando aos jornalistas depois do encontro no Parlamento Nacional, um dos deslocados também lamentou a atitude do PM Horta que não mostrou interesse por eles.

Foi relatado que Horta disse que tinha trabalhado muito mas que os deslocados o fizeram sofrer. Respondendo a um dos deslocados que disse que era o líder que os fazia sofrer, Horta respondeu que em 30 anos nunca tinha recebido um cêntimo dos Timorenses.

O CCF pediu ao PM Horta para não prometer demasiado

O Comité Central da FRETILIN, CCF, segundo relatos, decidiu pedir ao Primeiro-Ministro José Ramos Horta para não fazer tantas promessas. Falando a jornalistas em Manatuto no Domingo, o Vice-Secretário-Geral, José Reis, disse que tem sido sempre um princípio da FRETILIN não fazer promessas ao povo, porque o povo está cansado de promessas vazias. Assim, ao fazer-se tantas promessas que não podem ser cumpridas a imagem da FRETILIN pode ser afectada.

.

3 comentários:

Anónimo disse...

E quem prometeu Uma Mutim, Karreta, Buat didiak deit ba timor oan hotu? Nao foi a Fretilin nas campanhas de 2001? Ja se esqueceram?

Anónimo disse...

Os deslocados estao a espera das casas que o PM Horta lhes prometeu. Populismo, so populismo... Mari ja provou o sabor amargo das promessas falsas. Agora vai chegar a vez do Horta. Nao vale a pena resignar=se e fugir. Come do coco e nao reclames. Coitadinho, deixou o cargo de Sec geral da ONU para ajudar o povo e afinal e este povo e que esta a preparar a queda. Povo ingrato, o Horta ate nunca quis ser PM, nem meter-se em politica timorense. Ele so esta a ajudar a desestabilizar.........

Anónimo disse...

O RH vai ter dificulade em cumprir as promessas, mas não é por falta de Dólares. É porque o governo, na sua essência é da FRETILIN. E eles vão obviamente boicotar o cumprimento das promessas. Caso contrário seria darem tiros nos pés da própria FRETILIN.

Por isso mantenho. A FRETILIN ia arranjar maneira de adiar as eleições de 2007 até começar a ver-se o resultado destes investimentos que Alkatiri tinha previsto. e com a taxa de execução que estavam a conseguir, só talvez lá para 2008, 2009.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.