quinta-feira, setembro 14, 2006

De um leitor

Tradução da Margarida.

Olá João Boavida aqui estão algumas sugestões amigáveis:

“1. CONSOLIDAÇÃO DA DEMOCRACIA”

O PD decia acrescentar:

1.11 – Todos os Partidos Políticos (especialmente o PD) devem respeitar os resultados das eleições, porque é a única indicação verdadeira da voz do povo.

Gostaria de congratular o PD por ter ficado em segundo lugar, a seguir à FRETILIN nas eleições para a Assembleia Constituinte. Parabéns por terem obtido 8.7 % do voto popular e sete em 88 lugares. Isto é um esforço significativo quando a FRETILIN obteve 57.4% dos votos e 55 lugares na Assembleia de 88 lugares.

.

13 comentários:

Anónimo disse...

No caso em apreço - votação para a Assembleia Constituinte, poderá dizer-se que mais 4 meses e os resultados não seriam esses, pois não?

Aliás, verifica-se que não convém que a FRETILIN tenha maiorias redentoras pois a história repete-se. Já trataram se fazer o trabalhinho de casa? Convém pois a aflição é evidente.

Anónimo disse...

jOAO bOAVIDA. aINDA NAO TENS DENTES PARA A GOVERNACAO. nAO TENHAS PRESSA. tENS AINDA MUITO ARROZ A COMER ANTES DE TERES O MINIMO DE BASES. O FACTO DE ALKATIRI NAO SABER NAO QUER DIZER QUE TU JA SAIBAS. CRESCE E APARECE.

Anónimo disse...

Em 2005 foi mesma coisa....eleicoes chefe suco muintos pesoas ja esqueceu?? O que foi o resultado?

Anónimo disse...

Não, não esqueceu... milhares, dezenas de milhares, centenas de milhares... todos num único grito: FRETILIN!

Sabe o que está a acontecer em Timor-Leste? Sabe de facto o que se passa? Acho melhor tentar perceber que por aqui já a coisa não vai lá. Ainda não percebeu? Olhe que os deslocados perceberam-o e já faz muito tempo que assim é... não se distraia com políticas que aqui o caso está mais grave. Ainda não deu conta? Prefere discutir o imenso peso de um partido que esteve no poder estes últimos anos mas que afinal deixou resvalar o país para esta anormalidade. Só poderei pensar que tal cenário foi estudado ao mais alto nível, do partido, diga-se. Ou estou enganado?

É golpe? A mim mais parece que o golpe deriva duma completa falta de saber, de não querer, de afastamento quase completo de quem se encontra no Poder e dos seus subditos. Não será assim até com a questão de referida discriminação no aparelho militar?

Agora armam-se em anjinhos?!

Anónimo disse...

Anonymous ... Quinta-feira, Setembro 14, 2006 8:17:56 AM

Sabemos bem o que esta acontecer em Timor. Nao preciso de repetir o que todo gente sabe.

O Golpe, sim senhor o Golpe, o tempo vai relevar.

Os deslocados, sao vitimas, e vitimas vao falar em 2007.

Acredito em 2007 o eleicoes vai marcar mais um novo caminho para Timor. Desta vez, precisamos que os individous ou organisasoes de alto responsibilidade respeitam os resultados.

Anónimo disse...

2007 nao sera igual a 2001 nem a 2005. Chega de ameacas, Chega de batotas, chega de prepotencias, chega chega de chantagens, etc.etc. chega de tudo que foi feito pela FRETILIN para ganhar as eleicoes. 2007, vamos todos estar a coca nem que seja necessario por vigiar noite e dia, todos os Alkatiris, as Anas Pessoas, os Jose Reis, os Jacob Fernandes, os Lu Olos e outros da sua igualha que destruiram o embriao da democracia em Timor-Leste.Abaixo esses manipuladores e viva a coragem para os travar.

Anónimo disse...

Julgo que cerca de 150 mil deslocados poderão ser muito bem o sintoma da realidade que se pode vislumbrar para essas tão afamadas eleições de 2007. Os cofres do partido estão portanto aptos a pagar aquilo que nunca fizeram? Talvez seja tarde demais... além de que, embora prática corrente mas de uma falta de ética total - vão finalmente distribuir arroz e frigoríficos para que votem em "mais do mesmo"? Será que a desestabilização a que se comprometeram vai ser executada com rigor?

De ameaças e promessas está farto o povo. O que se constata é que afinal o Poder foi entregue à bicharada... outro nome não encontro.

Algo me diz que com tanto deslocado a perceber a sua real condição, talvez a surpresa em 2007 seja de tal ordem que de facto seja a FRETILIN a não aguentar a "resposta"... mas para isso também já fizeram o trabalhinho de casa, não é assim? Condicionamento psicológico mediante "ameaça" de falta de estabilidade.... como se de senhores absolutos se tratasse.

A queda continua!...

Anónimo disse...

>>> ao Quinta-feira, Setembro 14, 2006 9:27:36 PM

para bom entendedor, ora aqui está o "recado" em todo o seu esplendor....
""há uns quantos (Jose Luis Guterres, Egidio, Maubosse e Victor da Costa...)que já fizeram a cama ao Alkatiri (sic)"".... acolitados aos que têm armas (Alfredo, o Railos, o Tara e o Duduk - porventura devem ter-se esquecido de mais uns quantos...) que depois vão tomar conta do resto(??? - serão as cinzas do que estão queimando???)
segundo o autor do recado, para a frente é que é o caminho...
a ver vamos se não estão à beira do precipício com a inevitável queda de que fala!!!

Anónimo disse...

"Não, não esqueceu... milhares, dezenas de milhares, centenas de milhares... todos num único grito: FRETILIN!"

Bem que gritaram mas ninguém os ouviu a tempo e tiveram que fugir... para os campos de deslocados.

É fantástico que esta "malta" não ache estranho que numa democracia verdadeiramente livre haja resultados do tipo 80% num partido. Até parece que estamos na muito livre e democrática Cuba.
Ou é isto mesmo que pretendem?
O mesmo homem no poleiro, por deter o controlo férreo do Estado, até morrer de velhice, passando o poder democraticamente para o irmão?
Ou o equivalente Norte Coreano que passa de pai para filho?
É isto que se pretende para Timor?
Foi para isso que o povo todo lutou contra o ocupante?

Anónimo disse...

Nao e nunca! Os timorenses lutaram por uma verdadeira democracia! 4 anos de uma governacao de tendencias totalitarias chegou. As eleicoes de 2007 vao marcar pela primeira vez na historia de Timor a eleicao e a formacao de um Parlamento e governo propriamente legitimados para governar o pais. Todos deverao respeitar a vontade do povo. So espero que aquela "previsao" de "se a fretilin perder havera derramamento de sangue" nao seja permitda a concretizar-se.

Anónimo disse...

So espero que os partidecos quando perderem as proximas eleicoes e desaparecerem do mapa politico Timorense respeitem a vontade do Povo e nao venham a provocar mais pilhagens, mortes, incendios e deslocados! E espero tambem que os padres e os bispos nao voltem a organizar e a abencoar mais nenhuma manifestacao, mais nenhuma pilhagem e incendio. Espero ainda que mais nenhum padre realize alguma missa pela saude de um foragido e assassino!

Anónimo disse...

Anonymous ... Sexta-feira, Sábado, Setembro 16, 2006 12:23:16 AM

Espero que sim...

Anónimo disse...

Anonimo das 12:23:16 AM, Sabado
Se pensas que o povo timorense eh parvo e estupido eh porque es mesmo um analfabruto. Achas entao que 4 anos de pseudo-democracia sob as garras da FRETILIN ainda nao foram suficientes? Diz ao Alkatiri, Ana Pessoa, Estanislau, Lu Olo e companhia para irem as aldeias e sucos sem escoltas de quem quer que seja para prometerem o paraiso Cuba para mais um mandato legislativo e executivo, logo tomarao consciencia de que afinal este povo eh muito mais iluminado que voces todos juntos, incluindo os vossos amigos de fora.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.