segunda-feira, dezembro 04, 2006

Deputados portugueses efectuam visita de trabalho

Díli, 04 Dez (Lusa) - Uma delegação de seis deputados portugueses inicia terça-feira uma visita de trabalho de três dias a Timor-Leste, anunciou hoje a Embaixada de Portugal em Díli.

A delegação da Assembleia da República (AR) é presidida por José Luís Arnaut (PSD) e integra os deputados Renato Leal (PS), Abílio Fernandes (PCP), Hélder Fernandes (CDS-PP) e João Semedo (BE).

Do programa da visita constam encontros com o Presidente da República, Xanana Gusmão, com o presidente do Parlamento Nacional, Francisco Guterres "Lu-Olo", e com o primeiro-ministro, José Ramos-Horta.

O primeiro dia da visita contempla ainda uma cerimónia de boas-vindas em sessão plenária do Parlamento Nacional e um encontro com o bispo de Díli, D. Alberto Ricardo da Silva.

Quarta-feira, após um encontro com os líderes das 11 bancadas parlamentares timorenses, os deputados portugueses visitam a Escola Portuguesa de Díli, serão recebidos pelo bispo de Baucau, D. Basílio do Nascimento, e visitarão o quartel da GNR.

Da parte da tarde, têm previsto um encontro com o representante especial do secretário-geral da ONU em exercício, Finn Reske-Nielsen, e um encontro na Universidade Nacional de Timor LoroSae.

A partida de Timor-Leste está marcada para quinta-feira.

Os parlamentos de Portugal e de Timor-Leste mantêm relações de cooperação desde Novembro de 2000.

Em Fevereiro de 2004 - por ocasião da visita oficial que o então presidente da AR, João Bosco Mota Amaral, efectuou a Timor-Leste -, foi assinado um protocolo que regulamenta o apoio da Assembleia da República ao Parlamento Naciona l, que vai da assessoria jurídica ao reforço da capacitação técnica e científica dos deputados e funcionários parlamentares timorenses.

EL-Lusa/Fim
.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.