segunda-feira, dezembro 04, 2006

Brothers in Arms - Palavras para quê?...


O militar em fuga de Timor-Leste Major Alfredo Reinado com dois soldados Australianos não identificados — presumidamente membros da força de estabilização internacional — Australianos e Neo-Zelandeses — fotografados juntos num seminário sobre a “justiça” em Suai a cerca de 175 quilómetros a sul de Dili no Domingo passado.


East Timor military fugitive Major Alfredo Reinardo with two unidentified Australian soldiers — presumably members of the international — Australian and New Zealand — stabilisation force — photographed together at a ‘justice’ seminar at Suai about 175 kilometres south of Dili last Saturday.

Os militares em fuga Major Alfredo Renardo e Vicente “Railos” da Conceição juntos no seminário.
Military fugitives Major Alfredo Reinardo and Vicente “Railos” da Conceicao together at the seminar.

Os guarda-costas armados do Major Alfredo Reinado no seminário patrocinado pela Igreja.

Major Alfredo Reinardo's armed bodyguard at the Church-sponsored seminar.

.

10 comentários:

Anónimo disse...

Caritas car. As an Australian Catholic I dont want to ever give money to an organization which allows its vehicle and preesumably collaborators to attend such a gathering of criminals and rebels.

As for the Australians in the picture, I know one (drinking water) is adjudant (or a similar assistant role) to Brig Rerden, ADF Task Force Commander.

What a show. What a creep show.

Anónimo disse...

Estas imagens do chamado "seminário" não deixam margem de dúvida que o evento não passou de uma reunião de coordenação e confraternização de consiradores, criminosos, desertores,cobaias neo-imperiais, etc...

Provocam-me o sentimento de uma grande tristeza e desilusão com o que actualmente está a passar-se em Timor, e o pessimismo cada vez maior quanto ao seu futuro está começar a respirar em mim.


O PR Timorense, inegavelmente uma das mais merecidas personagens da resistência Timorense logrou devido à luta exemplar e heróica contra a ocupação indonésia um grande respeito de todos, mesmo dos seus inimigos, para um Estado jovem que ia ser construído.
Hoje em dia podemos à maneira das palavras suas recentemente proferidas dizer: "Xanana que deixastes na luta contra a ocupação indonésia já não é mesmo homem, não é o mesmo Xanana".

O Xanana passou para a história.
Sucedeu-lhe um político magoado com o próprio esforço de longos e amargurados anos passados no mato que lhe valeu apenas uma representação algo rematada para a sombra e que só veio a beneficiar os "srs. d`tores" que não sabem nem nunca hão da saber o que é uma vida quase, uma juventude perdida.
Sente-se magoado e não preparado talvez para uma sociedade civil que tinha necesariamente que emergir depos de terminada a luta de guerrilha.

O surgimento da sociedade civil é intrínseco à pluralidade, diversificação, massificação, renovação de recursos humanos e outros fenómenos sociais.

O Presidente parece ter a dificuladade de entender que os tempos mudam. E que cada período do tempo traz consigo novos actores sociais e políticos.
Esquece-se também que esses actores têm que ter aceitação da sociedade em geral para validar a sua acção. E que esta tem que ser positiva e ter em conta interesse geral.
Pensará o PR que aquilo que ele pensa ser melhor para Timor o relamente será?

Como fazer distinção entre o objectivo e os meios utilizados não fossem eles tão arrepilantes e tão desprestigiantes?
Como associar uma sociedade timorense hipoteticamente melhor aos meios com que se tenha alcançado?
Como desassociar o objectivo pretendido da injustiça generalizada na sua consecução?

Aqui é que reside a ruptura do PR com o passado e os valores.
Cortando com tudo isto ela está claramente a demonstrar ruptura de identidade do actual Presidente da República Alexandre Gusmão com o heróico Xanana.

Enganoso é ele crer que pessoas na generalidade ainda o vejam como Xanana. O que se vê é um Presidente da República que em tempos era um mito, uma lenda viva. Nem as lendas duram para sempre.
Espero que o povo de Timor-Leste saiba fazer esta distinção entre imagem e personagem.


É o povo Timorense que sofreu nas mãos de um ocupante durante 25 anos, é esse mesmo povo que teve uma enorme coragem para dizer "sim" no referendo em 1999 e que escolheu o seu Governo e seu Presidente.
É o povo que deve dizer em próximas eleições como quer que seja o seu futuro.

Ignorando-se a vontade popular através da imposição ditatorial e oligárquica de ideias abstractas esvaziadas de interesse colectivo e de princípios e valores supremos só trará futuramente mais problemas que soluções a Timor-Leste, abrindo novas e maiores feridas.

Anónimo disse...

Shameeeeee..shameeee..shameeee!

Anónimo disse...

Entao senhor PM Horta, o que vc esta' a espera? ja ta' na hora para acabar com estes desgracados toda! no's, os timorenses ja estamos fartos com estes F**dps dos rebeldes contra a integridade do Estado da RDTL! de' ordem ja 'as FDTL para acabar com estes bandidos criminosos milicianos F**DPut** do TNI!

Maucalo

Ermera

Anónimo disse...

Oh!...Reinado...lá por seres bonito, não quer dizer que tenhas que estar cá fora. Toma cuidado com a JUDITE.

Anónimo disse...

Como alguém com cabelo preto e umas madeixas pintadas a um loiro escuro plantadas algures junto à testa podem dar qualquer credibilidade política/revolucionária/criminal?

Nem para um casting de figurantes dá.

Um conselho Alfredo:
próximo seminário a organizar que seja o seminário de cabeleireiros sob o tema: "Tendências na moda e no corte de cabelo para os candidatos a umas férias no mato."

.... Aaaaa!!!! E que não se esqueçam levar consigo baldes de tinta para pintar aquela cor foleiríssima!

Anónimo disse...

Esta foto está de "lascar"
Alfredo
Brasil

Anónimo disse...

Que vergonha!
Igreja de Timor?!
A Igreja não existe em Timor!
Isto é um insulto aos católicos!!!

Anónimo disse...

Aqui está a melhor prova do "trabalho" desenvolvido pelas ONG's, Igreja e pelos militares de alguns dos "paises amigos".
O que terá para escrever o PR quanto a estes factos?
Daria muitos "partes" I, II, III.....

Anónimo disse...

O Alfredo parece-se cada vez mais com o Ameta Body... fukmean oan nee deit... estas madexas coloridas nao enganam, ai... ai...

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.