terça-feira, novembro 14, 2006

De um leitor

J.Silveira deixou um comentário no post "ETAN: On 15th Anniversary of Timor Massacre Rights Network Calls for Justice":

O número de vítimas mortais da ocupação indonésia, se fizermos bem as contas, com base nos censos populacionais de 1970 onde se contaram 670.000 habitantes levado a cabo pela administração colonial portuguesa e no censo levado a cabo pelo Governo da Indonésia em 1980 quando se contou uma população de 525.000 habitantes e tendo também em conta que o crescimento médio anual da população timorense ate 1974 era da ordem dos 3 por cento, então verificaremos que o numero de mortos durante a ocupação indonésia ascende a mais de 300 mil. Não percebo porque razão, esse número tem vindo a decrescer primeiro para 200 mil e agora para 100 mil.

Haverá alguma intenção nisso? Julgo que não, mas de qualquer modo, acho que há alguma leviandade na citação desse número. Se a tendência continuar a ser essa, então, esta bem de ver, que não tardara o dia em que haja alguém a dizer que afinal não morreu ninguém durante a ocupação indonésia. Seria bom que o Governo timorense se debruçasse sobre o assunto, pois só informação mais ou menos precisa, a nossa juventude pode fazer uma avaliação mais correcta sobre o drama dos timorenses durante os tempos da ocupação e talvez mesmo possamos assim acabar com o desejo de alguns lunáticos em regressarem aos tempos da ocupação.

.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.