terça-feira, novembro 14, 2006

Comunicado - CDS/PP (Portugal)

Timor-Leste, 15 anos após o Massacre do Cemitério de Santa Cruz, Dili (12-11-2006)

Quinze anos passados sobre o massacre do Cemitério de Santa Cruz, em Díli, que revelou ao mundo a verdadeira face da ocupação indonésia e a tenacidade e grandeza moral do povo de Timor-Leste, o CDS-PP recorda esse momento dramático, prestando homenagem ante a memória de todos os que nesse dia perderam a vida.

12 de Novembro de 1991 marcou de forma brutal uma viragem na visibilidade e relevância da questão timorense à escala global. A opinião pública mundial despertou para o problema e mobilizou-se para ajudar aqueles que, em Timor e no exterior, se uniram em torno da ideia da independência nacional e da construção de um Estado timorense livre e democrático.

Portugal foi conscientemente liderante em todo este processo e todos os portugueses se irmanaram no apoio às legítimas aspirações do povo de Timor-Leste. Este facto, que nos enobrece enquanto povo, responsabiliza-nos e compromete-nos colectivamente para além das modas e das agendas mediáticas ocasionais.

O CDS-PP, fiel a esse espírito de solidariedade e consciente dos problemas que hoje afectam o mais jovem país lusófono, apela a que o povo timorense, as suas forças políticas e os seus dirigentes retomem o espírito de união, a abertura e a concórdia que conduziu à independência e reencontrem o equilíbrio, o sentido patriótico,e o respeito mútuo indispensáveis a crescer e a prosperar em liberdade, democracia, justiça e paz.

Pelo nosso lado, Portugal, nomeadamente através do Governo, deve manter e intensificar os laços de cooperação com Timor-Leste, no quadro da Lusofonia e mobilizar o apoio e acompanhamento por parte da União Europeia.

Lisboa, 12 de Novembro de 2006

O Presidente do CDS-PP
José Ribeiro e Castro.

http://www.cds.pt/detalhe.asp?id=2017

.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.