quinta-feira, setembro 21, 2006

Rogério Lobato formalmente acusado pelo Ministério Público

Notícias Lusófonas
20 Setembro 2006

O ex-ministro do Interior timorense Rogério Lobato, detido por alegada distribuição de armas a civis e tentativa de revolução, entre outros crimes, foi formalmente acusado pelo Ministério Público, disse hoje fonte judicial.

A fonte, que solicitou o anonimato, acrescentou que Rogério Lobato foi acusado, designadamente, dos crimes de tentativa de revolução, de peculato e de posse e distribuição ilegal de armas.

Entre as acções cujas responsabilidades são imputadas ao ex-ministro, que pediu a demissão a 1 de Junho e desde 22 do mesmo mês se encontra em prisão domiciliária, conta-se o massacre de nove polícias timorenses, ocorrido a 25 de Maio em Díli, às mãos de militares.

A fonte contactada pela Lusa adiantou que relativamente ao mesmo processo, de distribuição de armas a civis, as investigações sobre o antigo primeiro-ministro Mari Alkatiri «vão prosseguir».

Mari Alkatiri foi ouvido até agora uma única vez pelo Ministério Público, no passado dia 20 de Julho.

Desfecho diferente neste caso teve Eusébio Salsinha, ex-chefe de gabinete de Rogério Lobato, cujo processo o Ministério Público decidiu arquivar por «falta de provas».

O homem que está na origem da abertura do processo contra Lobato e Alkatiri, o veterano da luta de resistência contra a ocupação indonésia Vicente da Conceição «Railos» figura com o estatuto de testemunha.

Mari Alkatiri foi acusado por «Railos» de ter ordenado a Rogério Lobato que procedesse à distribuição de armas para a eliminação de adversários políticos, dentro e fora da FRETILIN, partido maioritário em Timor-Leste, de que é secretário-geral.

.

2 comentários:

Anónimo disse...

Salsinha se mak la konhese iha Ermera. Nia halo duni servisu clandestina mai ao mesmo tempo sai mau-hu ba Bapak sira. La'os nia ho nia feng mak traduz karta hirak nebe maun-alin sira iha ai-laran nian haruka mai sira nia familia ba Bapak sira?

Anónimo disse...

Salsinha firme!! Luta nafatin hodi buka lialos.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.