quarta-feira, maio 09, 2007

Timor-Leste: Ramos Horta votou em Baucau

Díli, 09 Mai (Lusa) - José Ramos Horta, candidato à Presidência da República de Timor-Leste, votou hoje, na Escola Nobel da Paz, no Distrito de Baucau, comentando depois que nem sequer "os dentes Pepsodent" do seu adversário o conseguiram convencer a votar nele.

Depois de uma hora e vinte minutos a espera da sua vez para votar, Ramos Horta exerceu o direito de voto sob um forte aplauso da população, concentrada numa fila de cerca de quarenta metros.

Mostrou-se sempre muito bem disposto e comunicativo, excepção feita para os jornalistas quando lhe queriam fazer perguntas de microfone em punho.

Depois de votar, cerca das 9:30 locais, Ramos Horta explicou que fora a Baucau e àquela escola, a pedido do chefe do suco (aldeia local). Recordou que ali bem perto visitara o bispo D.Carlos Ximenes Belo, quando ele ainda se encontrava em Timor-Leste.

Ramos Horta deslocou-se ao local de voto acompanhado por um forte cordão de segurança, composto por dez guarda-costas locais. Na viagem entre Dili e Baucau, a segurança foi feita pelo Sub-Agrupamento Bravo da GNR em Timor-Leste, que utiliza duas viaturas blindadas e equipamento de combate.

Antes de votar, Ramos Horta visitou o Museu e Biblioteca Nobel da Paz dedicado a D. Ximenes Belo.

Horta disse desconhecer que tinha sido derrotado nesta secção de voto pelo seu opositor Francisco Guterres "Lu Olo".

Ao votar, "estava completamente relax. Vi as duas fotos, a minha e a do Lu Olo, e achei que deveria votar em mim próprio. Não iria votar no meu irmão Lu Olo com os dentes Pepsodent, todo sorridente... Mesmo assim não me cativou e votei em mim próprio".

Quanto ao resultado, Ramos Horta aguarda-o, "qualquer que ele seja".

"Preocupo-me mais com uma vitória minha porque sei que serão cinco anos de trabalho árduo, do que com uma dita derrota". acrescentou.

"Derrota para mim é um alívio pessoal, embora me comprometa, nos próximos dias e semanas, a ajudar não só o irmão Lu Olo mas também a colaborar com os meus colegas no governo até ao fim do mandato que deverá terminar em meados de Julho", concluiu Ramos Horta.

Jcs/PRM Lusa/Fim

3 comentários:

Anónimo disse...

Se é sério então é «arrogante» e etc etc, se sorri então tem "dentes Pepsodent", mas querem o QUÊ entao?

Anónimo disse...

Grande campanha pela Pepsodent!

Anónimo disse...

"Mostrou-se sempre muito bem disposto e comunicativo"
O homem não pode dizer nada que vocês vão logo fabricar interpretações maliciosas. Estava bem disposto, crucifiquem-no por isso.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.