terça-feira, maio 08, 2007

Credibilidade exige máximo esforço, afirma o presidente CNE

Notícias Lusófonas
8.05.07

O presidente da Comissão Nacional de Eleições timorense defendeu hoje que é preciso o "máximo esforço" para assegurar a "credibilidade" nas presidenciais e atribuiu as deficiências da primeira volta à falta de preparação dos eleitores e oficiais eleitorais.

"Não podemos generalizar alguns problemas e duvidar do processo. Temos é de fazer o máximo esforço para assegurar a credibilidade deste processo no seu todo", afirmou Faustino Cardoso, em entrevista à Agência Lusa.

O responsável afirmou, contudo, que as presidenciais timorenses estão a decorrer de forma "transparente" e a reflectir a "vontade popular". Faustino Cardoso admitiu terem existido "certas deficiências" na primeira volta das presidenciais, a 09 de Abril, que atribuiu à "falta de preparação dos eleitores e dos oficiais eleitorais".

Faustino Cardoso explicou que alguns oficiais eleitorais "não estavam esclarecidos sobre as suas funções, competências e responsabilidades", razão pela qual a comissão enviou ao Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), que gere todo o processo, "notificações para melhorar a formação dos oficiais eleitorais e para distribuir toda a informação necessária aos fiscais dos candidatos".

"Todos, incluindo os partidos e os seus representantes, devem estar esclarecidos do mecanismo do processo de eleição para assim evitar desconfianças que possam surgir entre os fiscais e os oficiais eleitorais", afirmou.

Faustino Cardoso defendeu ainda que, no futuro, os técnicos envolvidos nos processos eleitorais terão de "elevar os seus conhecimentos e capacidades", ao mesmo tempo que as entidades envolvidas "terão de aprender com os erros para que não sejam cometidos a seguir".

à primeira volta das eleições presidenciais em Timor-Leste concorreram oito candidatos e de um universo de 522.933 eleitores, votaram 427.198, ou seja, 81,69 por cento do total.

Francisco Guterres "Lu Olo", candidato da Fretilin, venceu a primeira volta com 112.666 votos contra 88.102 votos conquistados por José Ramos-Horta, o candidato independente e o segundo mais votado entre os oito concorrentes.

A segunda volta está marcada para 09 de Maio e a tomada de posse do novo presidente, que substituirá no cargo Xanana Gusmão, agendada para 20 de Maio.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.