sexta-feira, abril 20, 2007

Timor-Leste: ONU satisfeita com eleições, Ban apela a ajuda internacional

Washington, 19 Abr (Lusa) - As Nações Unidas expressaram hoje satisfação pelo modo como decorreu a primeira volta das eleições presidenciais em Timor-Leste e prometeram apoio para a realização da segunda volta do escrutinio.

Ao mesmo tempo, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, apelou à comunidade internacional para apoiar Timor-Leste no seu desenvolvimento.

Em declarações em Nova Iorque, a porta-voz do secretário-geral das Nações Unidas, Michele Montas, disse que a ONU está "particularmente satisfeita pelo facto da primeira ronda das eleições ter sido completada sem incidentes graves de violência e intimidação durante a campanha, votação e contagem dos votos".

O máximo responsável da ONU mostra-se ainda satisfeito "pelo facto dos candidatos terem feito uso completo dos meios legais apropriados para levantar as suas preocupações sobre o processo".

Montas disse que a segunda volta das presidenciais em Timor-Leste terá o "forte apoio da ONU".

"O secretário-geral apela à comunidade internacional para continuar a prestar ajuda a Timor-Leste no período deste ano em que o país completa o seu processo eleitoral e ainda para ajudar o país a resolver os desafios relacionados com o sector de segurança, da justiça, governação e desenvolvimento", disse a porta-voz.

JP-Lusa/Fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.