Diário Digital / Lusa
24-04-2007 11:35:49
O Partido Democrático (PD), que apoiou Fernando «Lasama» de Araújo nas presidenciais timorenses, adiou para quarta-feira a sua reunião magna para decidir a estratégia a definir para as legislativas e o sentido de voto na segunda volta das presidenciais.
Em declarações à agência Lusa, Fernando de Araújo, que lidera o PD, explicou que «o adiamento da reunião ficou a dever-se a problemas logísticos que estarão resolvidos quarta-feira».
Fernando «Lasama» foi o terceiro candidato mais votado na primeira volta das presidenciais timorenses ao ter recolhido 77.459 votos ou 19,18%, menos 10.643 votos ou 2,63% do que o segundo mais votado, o primeiro-ministro, José Ramos-Horta.
Com uma votação tão expressiva, os votos de «Lasama» podem ser cruciais para decidir quem irá suceder a Xanana Gusmão na chefia do Estado.
Actualmente, apenas Fernando «Lasama» de Araújo e Manuel Tilman, que em conjunto obtiveram 93.993 votos na primeira volta, não manifestaram apoio a Ramos-Horta já que os outros quatro «derrotados» - Lúcia Lobato, Avelino Coelho, Francisco Xavier do Amaral e João Carrascalão, que totalizaram 109.180 votos - já o fizeram.
Entre Francisco Guterres «Lu Olo» e Ramos-Horta a diferença na primeira volta, favorável ao candidato da Fretilin e presidente do Parlamento Nacional, foi de 24.564 votos.
A campanha eleitoral para a segunda volta das presidenciais timorenses decorre desde domingo e prolonga-se até 6 de Maio com a votação a ter lugar a 9 de Maio e o anúncio oficial dos resultados provisórios até 14 do mesmo mês.
O novo Chefe de Estado do país, sucessor de Xanana Gusmão, toma posse a 20 de Maio.
As eleições legislativas estão também já marcadas para 30 de Junho.
quarta-feira, abril 25, 2007
Timor: «Lasama» adia para 4ªfeira decisão sobre presidenciais
Por Malai Azul 2 à(s) 02:24
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
Sem comentários:
Enviar um comentário