quarta-feira, abril 25, 2007

Bispo de Baucau apela ao respeito entre candidatos

Dili, 24 Abr (Lusa) - O bispo de Baucau apelou hoje aos candidatos presidenciais que se respeitem mutuamente e que façam todos os possíveis para evitar qualquer acto de violência.
Em declarações à agência espanhola EFE, D. Basílio do Nascimento expressava assim a posição da Igreja Católica timorense após o início da campanha eleitoral para a segunda volta das eleições presidenciais do país, a 09 de Maio.

Francisco Guterres "Lu Olo" e José Ramos-Horta, os dois candidatos apurados para disputar a sucessão de Xanana Gusmão na chefia do Estado timorense, devem, disse D. Basílio do Nascimento, comprometer-se a empregar "palavras sábias" durante os próximos dias para não incitar a ira dos seus seguidores contra os adversários.

Neste sentido, o bispo considerou que os timorenses não irão eleger um candidato que não demonstre defender o princípio da tolerância.

As palavras de D. Basílio são também dirigidas aos apoiantes dos candidatos a quem pediu que mantenham sempre a calma.

"Apelamos ao povo de Timor-Leste, especialmente aos jovens, para que não cometam actos de violência como os que se registaram durante a campanha da primeira volta e que respeitem as diferenças", disse.

A campanha para a segunda volta das presidenciais timorenses começou domingo e prolonga-se até 06 de Maio, três dias antes do acto eleitoral.

O primeiro-ministro, José Ramos-Horta, independente, e Francisco Guterres "Lu Olo", presidente do Parlamento apoiado pela Fretilin, são os dois candidatos à sucessão de Xanana Gusmão.

Para estas eleições estão registados 522.933 eleitores.
JCS-Lusa/Fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.