sexta-feira, novembro 17, 2006

Quatro mortos e casas queimadas em incidentes no distrito Ermera

Díli, 16 Nov (Lusa) - Pelo menos quatro pessoas foram mortas quarta-fei ra a sul de Díli em confrontos entre grupos rivais, de que resultaram ainda vári os feridos e dez casas incendiadas, disseram hoje à Lusa fontes da ONU e do gove rno timorense.

Os incidentes ocorreram na aldeia de Haturema, distrito de Ermera, situ ada a cerca de 60 quilómetros a sul de Díli, e envolveram elementos do Colimau 2 000, organização que rejeita a autoridade do Estado, e do grupo de artes marciai s Perguruan Silat Setia Hati (PSHT), também conhecido como "Formigas Negras".

Segundo testemunhos de residentes em Haturema, os incidentes foram prov ocados por membros do Colimau 2000, que atacaram os elementos do PSHT.

Fonte do gabinete do primeiro-ministro timorense, José Ramos-Horta, dis se à Lusa que o chefe do governo visitou hoje a área, acompanhado do ministro do Interior, Alcino Barris.

Na sequência da visita do primeiro-ministro, efectivos da polícia malai a, que integra o contingente policial da ONU (UNPOL), da Polícia Nacional de Tim or-Leste (PNTL) e militares australianos estão no terreno a investigar os incide ntes, não havendo confirmação de terem sido feitas detenções.

Este é o incidente mais grave desde que segunda-feira passada, jovens d e grupos rivais, incluindo escolas de artes marciais, puseram de lado as divergê ncias e encetaram manifestações pela paz na capital.

Esta iniciativa culminou, quarta-feira, com a realização de uma parada, defronte do Palácio do Governo, em Díli, com a participação de 300 efectivos da s forças armadas e outros tantos da PNTL, numa manifestação pública de reconcili ação entre as forças de segurança, que se envolveram em confrontos armados duran te a crise político-militar iniciada em Abril.

O Colimau 2000 integra antigos elementos da resistência contra a ocupaç ão indonésia (1975-1999), mas na sequência da restauração da independência (20 d e Maio de 2002), e porque não lhes foram atribuídos cargos de responsabilidade n a nova administração, passaram a rejeitar a autoridade do Estado, protagonizando actos de violência, sobretudo nos distritos do interior do país.

O PSHT é considerado um dos maiores grupos de artes marciais de Timor-L este.

EL-Lusa/Fim

.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.