sexta-feira, novembro 17, 2006

Empresa indiana assina contrato produção petrolídera no Mar Timor

Díli, 16 Nov (Lusa) - O governo timorense e a empresa indiana Reliance Industries assinaram hoje um contrato de exploração de petróleo e gás numa área sob jurisdição de Timor-Leste, disse à Lusa o ministro dos Recursos Naturais, Minerais e Política Energética, José Teixeira.

A assinatura do contrato completa a primeira ronda de licitações nas águas sob soberania timorense e vem na sequência do contrato assinado no passado dia 07 com a empresa italiana ENI, relativo a cinco áreas.

O leilão das seis áreas, de um pacote inicial de 11, terminou no passado dia 19 de Abril, e nesse concurso participou a empresa portuguesa GALP Energia, num consórcio que reunia ainda a brasileira Petrobras e a malaia Petronas.

"A Reliances Industries, bem como a ENI, vão agora iniciar a exploração das respectivas áreas, um processo que poderá levar entre três a sete anos para ficar completo", salientou José Teixeira.

à semelhança do que aconteceu com a ENI, o contrato com a Reliances Industries devia ter sido assinado no passado dia 20 de Junho, mas a crise político-militar desencadeada em finais de Abril obrigou a adiar a cerimónia.

O Estado timorense já arrecadou, somente neste concurso internacional, entre taxas de inscrição e levantamento de cadernos de encargos, o total de 2,4 milhões de dólares.

EL-Lusa/Fim
.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.