segunda-feira, abril 23, 2007

Xavier do Amaral e Lúcia Lobato apoiam Ramos-Horta

Dili, 21 Abr (Lusa) - Os candidatos Xavier do Amaral e Lúcia Lobato, afastados à primeira volta da corrida presidencial em Timor-Leste, assinaram hoje um acordo de apoio a José Ramos-Horta no confronto com o presidente do Parlamento Nacional.

Ramos-Horta e Francisco Guterres "Lu Olo" foram os candidatos mais votados na primeira volta das eleições presidenciais realizadas a 09 de Abril, tendo recolhido, respectivamente, 88.102 votos (21,81 por cento) e 112.666 votos (27,89 por cento).

No acordo hoje assinado, que incluiu também Mário Carrascalão, líder do Partido Social Democrata, que apoiou Lúcia Lobato, os dois antigos candidatos à substituição de Xanana Gusmão no Palácio das Cinzas declaram o seu apoio ao actual líder do Executivo.

"Entre os dois candidatos para a segunda volta escolhemos apoiar José Ramos-Horta porque a Fretilin tem feito muitos boicotes e tem andado sorrateiramente a ver se ganha as eleições", disse, em declarações à agência Lusa, Xavier do Amaral, líder da Associação Social Democrata de Timor.

Xavier do Amaral acrescentou ainda querer com Lúcia Lobato "sinceridade e democracia aberta para Timor-Leste", razões apresentadas para justificar o acordo de apoio a Ramos-Horta.

No conjunto, Xavier do Amaral e Lúcia Lobato, que ficaram, respectivamente, em quarto e quinto lugares, representam um potencial de voto para Ramos-Horta de 93.914 votos, mais do que suficientes para que o Nobel da Paz consiga chegar à presidência.

No entanto, é preciso contabilizar ainda os votos de Fernando "Lasama" de Araújo, o terceiro classificado na primeira volta e cujo eleitorado representa 77.459 votos, e o conjunto de 31.800 votos de Alvelino da Silva, Manuel Tilman e João Carrascalão, que ainda não declararam apoio a qualquer um dos seus antigos adversários.

A segunda volta das eleições presidenciais de Timor-Leste decorre a 09 de Maio, com a campanha eleitoral a começar domingo, 22 de Abril, e a prolongar-se até 06 de Maio.
O resultado provisório do escrutínio deverá ser conhecido até 14 de Maio e o novo chefe de Estado de Timor-Leste tomará posse a 20 de Maio.
JCS-Lusa/Fim

2 comentários:

Anónimo disse...

VAMOS TODOS DAR UM GRANDE APOIO AO SR. RAMOS HORTA........ELE SERVE SER UM PRESIDENTE DE TIMOR LESTE PARA UM BRILHO FUTURO DE TODAS AS POPULAÇÕES DE TIMOR..........

VIVA RAMOS HORTA!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

A todos os verdadeiros filhos de Timor Leste que deem o vosso voto ao senhor luolo pelo menos um honesto que ja temos acompanhado as suas vidasem timor,

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.