segunda-feira, abril 23, 2007

Dos Leitores

Comentário na sua mensagem "Timor-Leste: perseguição ao líder militar amotinad...":

AINDA AGORA, REINADO!

Desertou das FALENTIL, armado, municiado e equipado.
Em Fathuai, emboscou o terceiro elemento da estrutura das FALENTIL, tenente-coronel Falur. Durante a emboscada morreu uma pessoa e foram feridas várias.
Desobedeceu à ordem do Presidente Xanana para entregar as armas.
Fugiu da cadeia.
Deixou-se fotografar com armamento adquirido de forma ilícita.
Assaltou esquadras da PNTL e roubou armas.
Em Same, apelidou o Procurador-Geral da República de “carteiro”.
Insultou a estrutura judicial e politica da República Democrática de Timor-Leste e não se coíbe de “mandar recados”.
Fugiu ao cerco Australiano em Same, dando à morte os seus homens – ou seja, no mínimo, ridicularizou as famosas SAS do exército Australiano e mostrou o carácter que tem.

*

Senhor Primeiro-ministro: Não vê que o que está em causa é o poder de soberania do Estado Timorense e que se um dia alguém disser que Timor é um Estado falhado não é por causa do rendimento “per capita” mas é por causa de situações destas, como a do seu último encontro e da suspensão da ”perseguição” ao Reinado pelas tropas Australianas. O senhor está a abrir um precedente e a dar um tiro no pé.

Expatriado.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.