quarta-feira, abril 11, 2007

Nº de votos apurados pela CNE até às 9:30 horas

Ramos-Horta: 62.681
Lasama: 62.648
Lu-Olo: 61.662
Xavier do Amaral: 44.399
Lúcia Lobato: 30.943
Tilmam: 14.119
Avelino Coelho: 6.271
Carrascalão: 5.527

6 comentários:

Anónimo disse...

Mais noticias. Ate parece que foi timor on line que perdeu as eleicoes.
onde estao os calores de outrora? Animo. A derrota tambem e uma vitoria para aprender e corrigir os erros para amanha....

Anónimo disse...

Se estas tendencias numericas continuarem, ainda e' demasiado cedo mas nao ha razao para o contrario, podemos desde ja anticipar um governo de coligacao para 2007-2012.

E' de notar tambem que destes numeros podemos desde ja fazer uma apreciacao geral da forca do CNRT uma vez que e' a maior forca de apoio a Ramos Horta.

Outra conclusao que podemos retirar e' que a Fretilin perdeu muitissimo apoio popular sob a lideranca de Mari Alkatiri e Luolo. Especialmente se fizermos uma comparacao com a mais recente eleicao de chefe de suco onde a Fretilin (a bem ou a mal) atingiu mais de 80% do total de votos.

Estamos possivelmente a presenciar uma mudanca de regime e a marginalizacao do chamado "Grupo de Maputo".

Anónimo disse...

Malai Azul,

Estes dados foram fornecidos pelo Martinho Gusmao?

Se sim, gostaria de pedir que se informasse correctamente sobre os dados reais.

As informacoes dadas pelo Martinho Gusmao nao correspondem a realidade.

Ultimas informacoes obtidas agora dao conta que Lu Olo e Ramos Horta vao a 2a volta.

Obrigado

Anónimo disse...

Os protagonistas

Público, 11.04.2007
Por: Paulo Moura, em Díli


Grande surpresa é "Lasama" de Araújo


A Comissão Nacional de Eleições (CNE) referia ontem que José Ramos-Horta, o actual primeiro--ministro e Prémio Nobel da Paz, estava com a maioria em Díli, com cerca de 30 por cento, quando tinham sido contados 26 por cento dos votos da capital timorense. No resto do país não havia números oficiais que confirmassem este avanço
A grande surpresa destas eleições presidenciais é Fernando "Lasama" de Araújo, que não partia como favorito, ao contrário de Lu Olo e de Ramos-Horta. Líder do Partido Democrático, a segunda maior força no Parlamento, depois da Fretilin, "Lasama" é visto como representante das novas gerações de timorenses.
Com 20 a 30 por cento de votos, nas primeiras e muito provisórias contagens, Francisco Guterres - Lu Olo, o candidato da Fretilin, o maior partido, seguia de perto José Ramos-Horta, o chefe do Governo cessante. A Fretilin deu conta de algumas irregularidades durante o acto eleitoral, e o mesmo fizeram os observadores da CPLP.
a Os candidatos José Ramos-Horta, Fernando "Lasama" de Araújo, Francisco Guterres - Lu Olo e Francisco Xavier do Amaral surgiam ontem à frente na contagem dos votos da eleição presidencial timorense, embora o carácter parcial e contraditório das informações não permitisse adivinhar quem será o vencedor.
Segundo a Comissão Nacional de Eleições (CNE), Ramos-Horta, o actual primeiro-ministro, estava com a maioria em Díli, com cerca de 30 por cento, quando tinham sido contados 26 por cento dos votos da capital.
Mas Fernando "Lasama", Lu Olo (o candidato da Fretilin) e Xavier do Amaral seguiam-no de perto, entre os 20 e os 30 por cento.
O porta-voz da CNE, padre Martinho Gusmão, disse ainda numa conferência de imprensa que no distrito de Baucau tinham surgido à frente os mesmos candidatos, com Horta e "Lasama" praticamente empatados.
Mas, pouco depois, a Fretilin convocava uma conferência de imprensa para anunciar que o seu candidato ia à frente, com 40 por cento dos votos, segundo a contagem paralela que estão a fazer no país todo. "O nosso candidato está numa posição vencedora", declarou José Manuel, vice-secretário-geral da Fretilin, explicando que o partido já tinha contado 214 mil votos, cerca de 50 por cento do total.
Contagem prossegue
A confirmarem-se estas tendências, a única conclusão possível é a de que deverá realizar-se uma segunda volta das eleições, uma vez que não parece provável que nenhum dos candidatos obtenha mais de 50 por cento dos votos. Se necessária, a segunda volta realizar-se-á no próximo dia 8 de Maio, entre os dois candidatos mais votados.
A grande surpresa, que os primeiros resultados parecem tornar possível, será que um desses candidatos seja Fernando "Lasama", que não surgia à partida como favorito. Se isso acontecer, é possível que "Lasama" reúna os votos de todos os perdedores e vença o rival, Ramos-Horta ou Lu Olo. Fernando "Lasama" de Araújo é líder do Partido Democrático, a segunda maior força no Parlamento, depois da Fretilin, e é visto como representante das novas gerações de timorenses.
Segundo a CNE, os resultados oficiais só deverão ser anunciados no próximo dia 20. A contagem prosseguia ontem num clima de tranquilidade, apesar dos permanentes rumores, anúncios de vencedores e apresentação de cálculos pouco credíveis. A Fretilin deu conta de algumas irregularidades durante o acto eleitoral, e o mesmo fizeram os observadores da CPLP presentes no país. Mas nenhuma dessas alegadas irregularidades terá a gravidade suficiente para pôr em causa o resultado das eleições.
Atul Khare, o representante do secretário-geral da ONU, disse ontem que a eleição decorreu sem nenhum problema grave. "Pela primeira vez, nos 93 países onde trabalhei ou que visitei, tive um relatório de polícia com zero crimes, zero vítimas e zero detenções". E exortou os candidatos perdedores a aceitarem os resultados. "A derrota é também uma oportunidade de constituir uma oposição forte".

Anónimo disse...

Timor-Leste/Eleições: Três candidatos empatados

Quando estão apurados cerca de 70% dos votos, há três candidatos praticamente empatados na casa dos 21% cada um, disse fonte oficial da comissão eleitoral.
José Ramos-Horta segue em frente com uma vantagem de 33 votos sobre Fernando Lassama de Araújo e pouco mais de mil sobre Francisco Guterres Lu´Olo.

Segundo os dados oficiais, Ramos-Horta obteve 62.681 votos (21,75%), Fernando Lassama 62.648 votos (21,73%) e Lu´Olo 61.662 votos (21,39%).

É seguro que terá de haver segunda volta, faltando ainda saber quem são os dois candidatos apurados, indicou a comissão eleitoral.

Diário Digital / Lusa

11-04-2007 7:15:00

Anónimo disse...

Resultados apurados indiciam que haverá uma segunda volta
Jornal de Notícias, 11/04/07
Orlando Castro

"Podemos dizer nesta altura que Ramos- -Horta e Fernando "Lasama" de Araújo estão em disputa apertada e que tudo indica que haverá uma segunda volta", afirmou ontem o porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) de Timor-Leste, Martinho Gusmão. "Lu Olo", candidato da Fretilin, não só contesta esta informação como diz que os distritos de Díli e Baucau são pouco relevantes para o resultado final.

Segundo Martinho Gusmão, Ramos-Horta lidera em Dili após contagem de 20% das urnas. No entanto, de acordo com o apuramento paralelo dos elementos afectos à Fretilin, também na capital se irá assistir a uma inversão dos resultados que serão mais equilibrados, "ou até favoráveis a Francisco 'Lu Olo' Guterres".

Martinho Gusmão desmentiu, entretanto, as informações dos jornais "Timor Post" e "Suara Timor Lorosae", os mais importantes do país, que davam conta que Ramos-Horta obteria a maioria dos votos em Díli. "Desconheço de onde esses dois jornais obtiveram essa informação, mas são inexactas e pouco confiáveis, porque os nossos dados mostram uma margem muito pequena entre os candidatos citados", assinalou o porta-voz da CNE.

Filomeno Aleixo, porta-voz da Fretilin, afirma que, "dos 214 mil votos já apurados, 40% são para 'Lu Olo'", manifestando "estranheza pela forma como a CNE está a divulgar os resultados e que permite interpretações muito duvidosas sobre a credibilidade do processo".

"Não podemos tomar Díli como um barómetro para encontrar um vencedor das eleições", afirmou o ex-primeiro-ministro Mari Alkatiri, acrescentando que "não haverá segunda volta porque 'Lu Olo' terá maioria absoluta".

Alkatiri reconhece que a Fretilin sofreu algum desgaste na popularidade em Díli, sobretudo devido aos violentos confrontos registados o ano passado, mas acrescenta que "o maior número de votantes está nas áreas rurais onde o partido continua a ter o esmagador apoio dos timorenses".

Observadores internacionais acreditam que a contagem global possa colocar "Lu Olo" a par de Ramos-Horta, prevendo que nenhum atinja os 50% da votação, o que obrigará a uma segunda volta no dia 9 de Maio, hipótese que foi também admitida por Ramos-Horta.

Apelos à calma

Embora as diferentes missões internacionais presentes no país, bem como a própria ONU, enalteçam o civismo com que decorreu a votação, continuam preocupadas com as reacções à divulgação defintiva dos resultados.

Ontem, a equipa da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, liderada pelo guineense Apolinário Mendes de Carvalho, apelou aos candidatos e aos seus apoiantes para que "com serenidade e postura democrática respeitem os resultados que forem proclamados pelo Tribunal de Recurso timorense, em consonância com a vontade popular livremente expressa".

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.