Notícias Lusófonas
11.04.2007
Francisco Guterres Lu Olo, candidato da Fretilin, passou à segunda volta das presidenciais timorenses, disse hoje fonte oficial da comissão eleitoral.
O actual presidente do parlamento timorense recolheu até agora 100.268 votos, o que garante desde já a passagem à segunda volta das eleições presidenciais, marcada para 9 de Maio.
As diferenças de votos dos restantes candidatos não permitem ainda definir quem vai disputar a segunda das presidenciais com Franciso Guterres Lu Olo. De acordo com a contagem provisória, quando estavam apurados 67 por cento dos votos, José Ramos Horta tinha 79.972 votos, seguido de Fernando Lassama de Araújo, com 66.082 votos.
Até agora foram apurados 354.033 dos mais de 522 mil votos entrados nas urnas a 9 de Abril.
Por seu lado, o primeiro-ministro timorense José Ramos-Horta - um dos oito candidatos à Presidência da República - afirmou que deixará o cargo se não houver "um compromisso sério da Fretilin e dos membros do Governo com a governação".
"Entrarei de imediato de férias" após a conclusão das eleições presidenciais, afirmou hoje o primeiro-ministro, referindo que tomará essa atitude se verificar que não tem condições políticas para governar nos meses que faltam até às eleições legislativas.
"Fico no Governo desde que haja um compromisso sério para trabalhar afincadamente enquanto Governo e não enquanto activistas políticos e partidários", disse.
Se isso não acontecer, José Ramos-Horta disse que terá de "reequacionar tudo": "Se eu já era um primeiro-ministro sem poder, provavelmente neste período agitado terei menos poder ainda".
quarta-feira, abril 11, 2007
Lu Olo passou à segunda volta das presidenciais em Timor
Por Malai Azul 2 à(s) 17:02
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
1 comentário:
Eleição em Timor vista na imprensa brasileira.
A eleição em TL foi fartamente comentada pela rede Globo de Televisão, lider em audiência, e em horário nobre. Comentou-se que RH lidera e Lasama estaria em segundo lugar. A surpresa seria a colocação de Lu Olo em terceiro. A Fretilin estaria, segundo o noticiário, denunciando uma possível fraude eleitoral.
Alfredo
Brasil
Enviar um comentário