quinta-feira, dezembro 07, 2006

Homenagem heróis nacionais prossegue 5ª feira com condecorações


Díli, 06 Dez (Lusa) - Cerca de 500 combatentes e mártires da libertação de Timor-Leste serão homenageados quinta-feira em Díli, no dia em que se completam 31 anos sobre a invasão do território pela Indonésia, anunciou hoje o gabinete do primeiro-ministro.


A cerimónia surge na sequência das homenagens prestadas no passado dia 28 de Novembro a 220 outros combatentes, entre os quais os dois primeiros Presidentes da República Democrática de Timor-Leste, Francisco Xavier do Amaral e Nicolau Lobato.

Naquela data foram entregues por Xanana Gusmão, em cerimónia realizada no Estádio Municipal de Díli, as Ordens de D. Boaventura e Nicolau Lobato.

Estas homenagens inscrevem-se no reconhecimento nacional aos heróis que de alguma maneira se envolveram na resistência contra a ocupação por Jacarta.

Assim, na quinta-feira, antes da realização de uma cerimónia tradicional em prol da paz, patrocinada pelo Presidente Xanana Gusmão, serão entregues as medalhas relativas às Ordens Lorico Aswain, Funu Nain e das FALINTIL.

Aquelas três ordens traduzem o reconhecimento nacional aos mártires do massacre de 12 de Novembro de 1991, aos mártires da libertação nacional tombados entre 15 de Agosto de 1975 e 31 de Dezembro de 1978, e aos mártires tombados entre 01 de Janeiro de 1979 e 25 de Outubro de 1999.

As cerimónias de 28 de Novembro e de quinta-feira encerram o capítulo iniciado com o recenseamento dos combatentes da libertação nacional, em que foram registadas 74.925 pessoas.

A crise político-militar desencadeada em Abril atrasou o processo de reconhecimento nacional da nação aos timorenses que participaram nas frentes armada e clandestina contra a ocupação indonésia, que se prolongou durante 24 anos.

Do total recenseado, um quarto já morreu, segundo os dados da Comissão de Consolidação de Dados da Resistência Timorense e dos Combatentes da Libertação Nacional (CCD), criada pelo Presidente Xanana Gusmão a 31 de Janeiro deste ano.

Com o final do trabalho da CCD abre-se agora finalmente caminho ao reconhecimento da nação em cerimónias que chegaram a ser marcadas para datas relacionadas com a história de Timor-Leste, mas que a evolução da crise obrigou a adiar.

Em cerimónia a marcar, mas a realizar em 2007, será a vez da atribuição da Ordem Laran Luak aos cidadãos estrangeiros reconhecidos como Combatentes da Libertação Nacional.

EL-Lusa/Fim
.

3 comentários:

Anónimo disse...

Espero que nao se esquscam dos Massacrados de Aileu

Anónimo disse...

Onde esta a lista dos combatentes....., estes herois merecem de ser conhecidos por toda a gente, nao apenas em Timor mas tambem pelo mundo fora...

Anónimo disse...

Aqueles que foram massacrados em Aileu não podem entrar na lista dos heróis ,porque a Fretilin considera-os traidores da Pátria Maubere

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.