quinta-feira, dezembro 07, 2006

As primeiras chuvas em Díli

Hoje, choveu pela primeira vez com força, anunciando bem o início da época das chuvas.

O Primeiro-Ministro deslocou-se aos campos para se inteirar da situação.

Um deslocado dizia para as camaras de televisão que só voltaria para casa quando bandidos como o Reinado não se andassem por aí a passear armados.

O campo de deslocados em frente ao Hotel Timor ficou alagado. As fotografias falam por si.



.

9 comentários:

Anónimo disse...

Acorda Ramos-Horta!
Alfredo
Brasil

Anónimo disse...

ERA CERTO E SABIDO...QUE MORRAM!

Todos sabiamos que isto ia acontecer, incluindo os (ir)responsaveis da ONU, do governo, das ONGs, o presidente/colunista/pacificador/agitador!

Agora qual será a desculpa?
Irem para as suas casas e cortarem-lhes as orelhas, a língua, o sexo e...?
Que falta de censo!
Que desprezo a que estão a votar esse povo!
Que desperdício tem feito a comunidade internacional acreditando em vós, contribuindo para a formação e independência do país que tem tão valoroso e sofrido povo mas cujos dirigentes se prendem em guerras intestinas pelo poder para se servirem!
Que nojo!

Para que foi o golpe de estado? Para agravar a situação do povo que sempre apoiou os seus lideres e almejou uma Nação!
Que vergonha senhor Alexandre Gusmão e comparsas!

Agora só faltam as epidemias para dizimar mais umas dezenas ou centenas, como se não bastassem as centenas de milhares chacinados pelos indonésios!

Eles que morram! - é aquilo que signica a vossa inoperacionalidade e recônditos pensamentos.

Já não é possivel conter tanta indignação!

Anónimo disse...

Espero que os líderes políticos timorenses se entendam para evitar a tragédia que é facil de advinhar que aconteça se nada for feito para realojar as populações dos campos de refugiados.
A vida e a saude das populações é que é preciso defender, e é essa defesa que justifica a independência nacional!

Anónimo disse...

E pessoas, especialmente crianças pequenas e bebés, dormem dentro dessas tendas cheias de água, lama, vírus e bacterias?

As imagens mostram um nível que nem de um animal são dignas, inamagináveis para qualquer ser humano.

Timor-Leste pode se quiser ter um futuro muito melhor que este!

Petra

Anónimo disse...

Concordo plenamente consigo, Senhor Mario Motta. Sempre me opus ao golpe levado a efeito por irresponsaveis e com efeitos tao desastrosos para o povo. Urge agora fazer tudo para que a paz volte a reinar neste pais!...

Anónimo disse...

Sim eh necessario que os lideres timorenses se entendam e assumam a responsabildade dos seus erros e tambem importante que se recolham todas as armas destribuidas a civis.

Estas fotos falam mais do que milhares de palavras. Que se criem as condicoes de seguranca a fim de as populacoes possam deixar as barracas e viver em paz nas suas aldeias e sucos ou nos suburbios da cidade de Dili.

Anónimo disse...

Alfredo, o Horta esta herdando o que Alkatiri plantou, topou? O Alkatiri dormiu todo o tempo.

Anónimo disse...

A dormir na forma anda você Marcos Cireneu. Ou ainda não está satisfeito com as trapalhadas dos golpistas e desertores? Premdan-nos e verão como os deslocados se sentirão com confiança para sairem destes campos, mas enquanto houver bandidos à solta com as armas que eles têm, infelizmente o instinto de sobrevivência dos Timorenses lhes dirá que é preferível passarem mal como estão a passar do que sujeitar a família a perigos contra a vida. Aperta-se-me o coração ao ver estas fotos mas sei que a vida está à frente do conforto. Prendam de imediato o Alfredo e os outros fugidos da cadeia, apreendam todas as armas, esta tem de ser a prioridade das autoridades Timorenses.

Anónimo disse...

Prezado Marcos, vamos olhar para frente. As condições em que vivem estes refugiados são inaceitáveis. Sendo o condutor o Ramos-Horta é a ele que me reporto, isto não isenta de responsabilidades o governo anterior.
Faço um apelo para que o dinheiro da cooperação internacional seja emergencialmente alocado para construir casas. Fica mais barato do que curar centenas de doentes.
Alfredo
Brasil

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.