quarta-feira, novembro 29, 2006

Ex-ministro do Interior começa a ser julgado quinta-feira em Díli

Díli, 29 Nov (Lusa) - O ex-ministro do Interior timorense Rogério Lobato começa quinta-feira a ser julgado por crimes relacionados com a distribuição de armas a civis, pelos quais arrisca uma pena superior a 20 anos de cadeia, disse hoje à Lusa fonte judicial.

Em causa está a alegada distribuição de armas a civis com a finalidade de eliminar adversários políticos, num processo em que figuram como co-arguidos mais três pessoas, e do qual foram extraídas certidões para a abertura de outros processos co-relacionados, num dos quais o antigo primeiro-ministro Mari Alkatiri figura igualmente como arguido.

Segundo documentos a que a Agência Lusa teve acesso, a estratégia do Ministério Público no Auto de Acusação contra Rogério Lobato baseia-se nas declarações de Vicente da Conceição "Railós", veterano da luta de resistência contra a ocupação indonésia e auto-proclamado líder do principal grupo de civis que recebeu armas do ex-ministro.

Nas folhas 34 a 43, do primeiro volume do processo, a que a Lusa teve a cesso, Vicente da Conceição prestou declarações como arguido, condição que mantém no Auto de Acusação mas em que passa igualmente a ser apresentado como testemunha.

Efectivamente, na segunda folha do Auto de Acusação, que vai das página s 457 a 463 do processo, Vicente da Conceição é identificado como arguido, mas quatro folhas à frente já aparece como testemunha.

A Lusa contactou Paulo Remédios, um dos advogados de defesa de Rogério Lobato, que classificou aquela situação como uma "aberração jurídica".

Questionado sobre o que espera do julgamento que se inicia quinta-feira , em Díli, Paulo Remédios respondeu "esperar que a montanha venha a parir um rato".

O advogado de defesa manifestou-se ainda preocupado com a marcação do julgamento sem que nenhumas das 35 testemunhas arroladas por Rogério Lobato tivessem sido notificadas.

Entre as 35 testemunhas arroladas por Rogério Lobato figuram, entre outros, cinco cidadãos portugueses: o general na reserva Loureiro dos Santos, ex-chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, o coronel Fernando Reis, que comandou na anterior missão da ONU em Timor-Leste (UNMISET) os observadores militares, José Medeiros Ferreira, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros e antigo deputado do PS, e os juristas Luís Mota Carmo e Sandra Pontes, que estiveram em Timor -Leste ao serviço da ONU.

Rogério Lobato encontra-se submetido desde Julho à medida de coacção de prisão domiciliária.

EL-Lusa/Fim
.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.